Topo

Brasília recebe exposição "A Dor da Colômbia", do artista Fernando Botero

15/03/2011 22h49

A mostra "A dor da Colômbia", uma dilaceradora visão do artista Fernando Botero sobre a violência do narcotráfico, da guerrilha e dos paramilitares, começou a ser exposta nesta terça-feira em Brasília, onde permanecerá até 1º de maio.

"É a obra de um artista excepcional nascido em Medellín, uma das cidades que mais sofreu com a violência suscitada pelo narcotráfico", destacou ao inaugurar a mostra a embaixadora da Colômbia no Brasil, María Elvira Pombo.

A exposição apresenta 67 obras do pintor colombiano que retratam de forma dura e ao mesmo tempo crítica as diversas fases da violência no país.

Em cada um desses quadros as figuras "gordas" de Botero perdem muita da sensualidade que os caracteriza para aparecer torturados, apunhalados, baleados e cercados pela presença da morte em cenas horríveis, mas sempre com o colorido habitual da obra do artista.

Em poucas peças não aparece o sangue derramado pela violência, mas a morte é onipresente, como ocorre em "El desfile", no qual Botero apresenta em forma de caravana dezenas de caixões sendo carregados nos ombros por uma multidão.

"Sou contra a arte como arma de combate, mas em vista do drama que sofre a Colômbia senti a obrigação de deixar um registro sobre um momento irracional de nossa história", explica Botero no catálogo da exposição, cujas obras foram doadas pelo artista ao Museu Nacional da Colômbia.

A mostra, que já passou por dezenas de países, permaneceu em exposição em São Paulo durante um mês há dois anos, quando foi vista por 25 mil pessoas.

Neste retorno ao Brasil, "A dor da Colômbia" também será apresentada em outras três cidades do país.

Entre 18 de maio e 10 de julho será exposta no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e entre os dias 13 de setembro e 30 de outubro estará no Rio de Janeiro.

Finalmente, entre abril e maio do próximo ano, a exposição de Botero será apresentada na cidade de Salvador.

 


"A DOR DA COLÔMBIA"
Onde:
Caixa Cultural (SBS, Qd. 3, Lt. 34 - Asa Sul, Brasília-DF. Tel.: 0/xx/61/3206-6456)
Quando: 16/3 a 01/5. Terça a domingo, das 9h às 21h
Quanto: Entrada gratuita