Topo

Arara Blu, do filme "Rio", vira celebridade do Carnaval carioca

10/03/2011 10h12

Aday López.

Rio de Janeiro, 10 mar (EFE).- A arara azul Blu, personagem do filme de animação "Rio", prepara o voo para sua estreia mundial, mas já é uma celebridade no Rio de Janeiro onde esteve presente nos desfiles das escolas de samba e em outras comemorações do carnaval.

O filme, rodado em formato 3D pelos estúdios 20th Century Fox, narra a história de uma arara-azul que voa de Minnesota (EUA) ao Rio de Janeiro, onde se apaixona por Jade, uma fêmea da mesma espécie com a qual se aventura a percorrer os lugares emblemáticos da cidade em companhia de vários animais e de um gracioso tucano.

Ao chegar à Cidade Maravilhosa, a arara passeia por lugares turísticos, como Pão de Açúcar, praia de Ipanema e Cristo Redentor.

O filme, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, criador de produções como "A Era de Gelo", também mostra o carnaval do Rio, com um desastrado desfile de Blu por um sambódromo colorido e lotado.

No entanto, neste caso a realidade se antecipou à ficção e a arara participou do carnaval nos desfiles na Marquês de Sapucaí e até acompanhou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no ato de entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo.

A estreia do filme está prevista no Brasil para 8 de abril e uma semana depois ocorrerá no resto do mundo, mas Blu já foi visto por milhares de pessoas que assistiram aos desfiles das escolas de samba.

Sob o título "O meu, o seu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza", a São Clemente, escola que abriu no domingo os desfiles, incluiu em sua apresentação um colorido carro alegórico que representou um "projeto salvador" para criar melhores condições de vida e que foi coroado pela figura de Blu.

O Salgueiro, com seu desfile "O Rio no cinema", dedicou ao filme de animação um carro intitulado "Voando sobre o Rio", no qual a enorme ave azul bateu suas imensas asas e observou com seu profundo olhar o público que presenciou o espetáculo.

O carro foi acompanhado por uma ala fantasiada com uma grande plumagem azul que simulava o protagonista do filme de animação e cujos integrantes usavam na cabeça uma arara-azul.

A origem da popularidade de Blu em terras cariocas está em uma estratégia da Prefeitura do Rio de Janeiro, que por meio da empresa oficial RioFilme financiou com R$ 3 milhões o carro do Salgueiro, pela publicidade indireta que o carnaval faria do filme e de outros atrativos da cidade.

Segundo Sergio Sá Leitão disse em entrevista coletiva, presidente do RioFilme, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a inclusão de Blu nos desfiles, de certa maneira, "retribui tudo o que a cidade ganhará com o filme de Carlos Saldanha", que definiu como "um grande presente" para o Rio de Janeiro.

A divulgação de Blu e seus amigos em um espetáculo de repercussão mundial, como o desfile das escolas de samba, também procura posicionar o Rio de Janeiro como cenário do cinema mundial e transformar a cidade em referência da sétima arte.

Para a popularidade da simpática arara contribuem também milhares de cartazes promocionais do filme distribuídos por todo o Rio de Janeiro e uma intensa campanha de marketing da figura de Blu, a quem o prefeito, inclusive, batizou como "o novo símbolo da cidade".