Topo

Benicio del Toro se prepara para seu 1º projeto como diretor

09/03/2011 16h54

Raquel Martori.

Havana, 9 mar (EFE).- O ator porto-riquenho Benicio del Toro está há mais de uma semana em Cuba concentrado em seu primeiro trabalho atrás das câmeras, o curta-metragem "Yuma", uma das histórias que vai compor o filme "Siete días en La Habana".

Del Toro instalou o principal set de filmagem de seu curta no emblemático Hotel Nacional de Havana e a partir do cenário, transferiu as cenas a bares, centros noturnos e avenidas da cidade como a antiga Prado e Malecón, que bordeia parte do litoral.

Com o cabelo longo, barba, informalmente vestido com jeans e uma camisa, o protagonista de "Traffic" e "Che", observa em silêncio os gestos e movimentos dos atores e depois, com palavras precisas, pede repetições de sequências antes de dar a ordem de filmar.

Distante da imprensa desde que começou as filmagens em Havana, o ator-diretor permitiu à Agência Efe visitar o set para presenciar um rápido momento de sua estreia atrás da câmera.

"Ele se vira muito bem, ele (Benicio Del Toro) sabe como dirigir o que quer e é exigente porque está acostumado com um nível muito alto", disse à Efe o espanhol Álvaro Longoria, representante da Morena Films que co-produz junto à francesa Full House o projeto "Siete días en La Habana".

Cada uma das sete histórias que integram o filme, que por sua vez será dirigido pelo mesmo número de produtores corresponde a cada dia da semana na capital cubana.

No caso de "Yuma", a história transcorre em uma segunda-feira, quando um ator americano recém chegado em Havana começa a busca por um destino na vida noturna da cidade acompanhado do motorista de um carro.

O elenco inclui o americano Josh Hutcherson e o cubano Vladimir Cruz, a veterana Daisy Granados e Laura da Luz, entre outros.