Topo

Sapucaí se rende à majestade do cantor Roberto Carlos

08/03/2011 09h21

Jaime Ortega Carrascal.

Rio de Janeiro, 8 mar (EFE).- O cantor Roberto Carlos foi aclamado pelo público nesta terça-feira no Sambódromo do Rio de Janeiro, ao desfilar com a escola de samba Beija-Flor em uma madrugada marcada por chuva.

A Beija-Flor, uma das favoritas ao título do Carnaval deste ano, apresentou o tema "A Simplicidade de Um Rei" em homenagem ao cantor que em abril completará 70 anos. O artista desfilou no último carro alegórico da escola, que encerrou dois dias de espetáculo na Marquês de Sapucaí.

Majestoso e soberano, o rei da música, vestido com seu habitual traje azul e branco, se apresentou em um carro com uma imagem gigante de Jesus Cristo de braços abertos.

A escola falou sobre a infância do artista em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, seu início de carreira na música e sucessos como "Amada amante", "O Côncavo e o Convexo" e "Lady Laura", em um desfile que contou também com a presença do compositor Erasmo Carlos, amigo e parceiro dos tempos de Jovem Guarda.

Uma apoteose parecida envolveu a Acadêmicos do Salgueiro com o enredo "Salgueiro Apresenta: O Rio no Cinema", dedicado à relação da cidade com a sétimo arte, no qual recriou desde tradicionais salas de cinema cariocas até emblemáticas cenas de filmes.

O Salgueiro evocou os tempos dourados da Cinelândia e filmes que marcaram época como "Voando para o Rio", "O Homem do Sputnik" e "Madame Satã".

A escola lembrou também personagens como Carmen Miranda, o papagaio Zé Carioca da Disney e a ararinha-azul Blu, protagonista da animação "Rio", cuja estreia mundial está prevista para abril.

A bateria fez o público vibrar quando os foliões se apresentaram fantasiados de policiais do Bope, numa homenagem ao sucesso de bilheteria "Tropa de Elite".

Apesar de sua brilhante apresentação, o Salgueiro excedeu o tempo máximo estipulado de 82 minutos, o que provocará a perda de pontos na votação final.

A segunda e última noite de desfiles na Marquês de Sapucaí foi marcada pela chuva, que acabou prejudicando a Grande Rio, escola que há um mês teve parte do material destruído pelo incêndio que atingiu barracões da Cidade do Samba.

A Grande Rio, que não pôde reconstruir todo o destruído pelo fogo, abordou os encantos de uma ilha imaginária povoada por bruxas, uma referência à cidade de Florianópolis.

A modelo e apresentadora Ana Hickmann, que desfilava à frente de um dos carros alegóricos, sofreu um tombo por causa do chão molhado. Outro carro que levava o ex-tenista Gustavo Kuerten, natural de Florianópolis, também teve dificuldades pela chuva.

Apesar dos problemas, a Grande Rio, que também contou com Ronaldinho Gaúcho, fez uma apresentação melhor do que o esperado.

A noite de desfiles foi aberta pela União da Ilha, outra escola que perdeu parte de suas fantasias no incêndio, mas que conseguiu recuperar a maior parte do destruído e apresentar seu tema "Mistério da Vida", uma alusão ao livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, publicado há 150 anos.

Os imprevistos também afetaram a Mocidade Independente, que apresentou "Parábola dos Divinos Semeadores" para contar a história da agricultura.

Vários carros da Mocidade tiveram dificuldades para entrar na avenida. O terceiro deles, que representava um banquete da deusa egípcia Ísis e transportava dezenas de mulheres, perdeu o controle e quase causou um acidente ao bater de lado com uma das barreiras laterais de proteção.

A noite também teve a Porto da Pedra, que apresentou um desfile inspirado nos sonhos.

A vencedora do Carnaval será escolhida nesta quarta-feira por um júri de 50 membros que avaliará dez aspectos de cada escola.