Topo

Brasileiros aproveitam último dia de Carnaval com festas por todo país

08/03/2011 13h47

Rio de Janeiro, 8 mar (EFE).- O Carnaval chegou nesta terça-feira a seu quinto e último dia oficial no país, com programação de festas populares e blocos de rua na maioria das cidades.

No Rio de Janeiro, a terça-feira de Carnaval começou com os esplendorosos desfiles das escolas de samba, reunindo 60 mil espectadores no Sambódromo, a avenida que abriga os desfiles de Carnaval desde 1984.

A Beija-Flor, uma das favoritas ao título do Carnaval deste ano, apresentou o tema "A Simplicidade de Um Rei" em homenagem ao cantor que em abril completará 70 anos. O artista desfilou no último carro alegórico da escola, que encerrou dois dias de espetáculo na Marquês de Sapucaí.

Majestoso e soberano, o rei da música, vestido com seu habitual traje azul e branco, se apresentou em um carro com uma imagem gigante de Jesus Cristo de braços abertos.

Uma apoteose envolveu a Acadêmicos do Salgueiro com o enredo "Salgueiro Apresenta: O Rio no Cinema", dedicado à relação da cidade com a sétima arte, no qual recriou desde tradicionais salas de cinema cariocas até emblemáticas cenas de filmes.

O Salgueiro evocou os tempos dourados da Cinelândia e filmes que marcaram época como "Voando para o Rio", "O Homem do Sputnik" e "Madame Satã".

A escola lembrou também personagens como Carmen Miranda, o papagaio Zé Carioca da Disney e a ararinha-azul Blu, protagonista da animação "Rio", cuja estreia mundial está prevista para abril.

A bateria fez o público vibrar quando os foliões se apresentaram fantasiados de policiais do Bope, numa homenagem ao sucesso de bilheteria "Tropa de Elite".

A segunda e última noite de desfiles na Marquês de Sapucaí foi marcada pela chuva, que acabou prejudicando a Grande Rio, escola que há um mês teve parte do material destruído pelo incêndio que atingiu barracões da Cidade do Samba.

A Grande Rio, que não pôde reconstruir todo o destruído pelo fogo, abordou os encantos de uma ilha imaginária povoada por bruxas, uma referência à cidade de Florianópolis.

A modelo e apresentadora Ana Hickmann, que desfilava à frente de um dos carros alegóricos, sofreu um tombo por causa do chão molhado. Outro carro que levava o ex-tenista Gustavo Kuerten, natural de Florianópolis, também teve dificuldades pela chuva.

A noite de desfiles foi aberta pela União da Ilha, outra escola que perdeu parte de suas fantasias no incêndio, mas que conseguiu recuperar a maior parte do destruído e apresentar seu tema "Mistério da Vida", uma alusão ao livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, publicado há 150 anos.

Os imprevistos também afetaram a Mocidade Independente, que apresentou "Parábola dos Divinos Semeadores" para contar a história da agricultura.

Vários carros da Mocidade tiveram dificuldades para entrar na avenida. O terceiro deles, que representava um banquete da deusa egípcia Ísis e transportava dezenas de mulheres, perdeu o controle e quase causou um acidente ao bater de lado com uma das barreiras laterais de proteção.

A noite também teve a Porto da Pedra, que apresentou um desfile inspirado nos sonhos.

A vencedora do Carnaval será escolhida nesta quarta-feira por um júri de 50 membros que avaliará dez aspectos de cada escola.

Assim que se encerrou a programação no Sambódromo, a festa se concentrou nas ruas, onde os cariocas e visitantes que ainda continuam com forças tinham disposição para participar das 101 orquestras populares, distribuídas por todos os bairros da cidade.

O bloco Carmelitas arrastou nesta terça-feira acerca de 20 mil pessoas nesta manhã pelas ruas de Santa Teresa, conforme a imprensa local.

A festa continuará viva durante uma semana na cidade de Salvador, onde os moradores se orgulham por ter o Carnaval mais divertido e participativo.

Nesta terça-feira, estava programada a atuação de 208 bandas, concentradas em três avenidas da capital baiana, que se transformam em formigueiros com centenas de milhares de pessoas.

A cantora Ivete Sangalo e o Olodum eram duas das maiores atrações para este último dia de festa oficial, que continua atraindo diversos turistas.

Segundo o Governo regional, oito cruzeiros desembarcaram nesta terça-feira no porto de Salvador com 23 mil turistas dispostos a unir-se aos que aguentam o ritmo desde sexta-feira passada.

Nesta madrugada a Polícia registrou um incidente no bairro de Piedade de Salvador, onde se encontrou uma suposta bomba.

A Polícia isolou a área e explodiu o objeto, embora posteriormente se descartou que fosse uma bomba, já que não tinha detonador, segundo informou o Governo da Bahia em uma nota.