Topo

Escolas de samba levam Rio de Janeiro ao delírio

07/03/2011 14h52

Rio de Janeiro, 7 mar (EFE).- As escolas de samba levaram o Rio de Janeiro ao delírio na madrugada de domingo para segunda-feira, com suas cores e brilhos, que se destacaram entre as festas de Carnaval que transformam o Brasil em uma festa.

Durante a madrugada desfilaram e dançaram ao ritmo frenético do samba seis escolas, cada uma integrada por cerca de quatro mil pessoas fantasiadas das mais diferentes formas.

O desfile começou às 21h de domingo e terminou no início da manhã desta segunda-feira. Apesar do horário, cerca de 60 mil pessoas permaneceram na Marquês de Sapucaí até o último minuto, lotando as arquibancadas e ruas próximas ao local.

Uma das apresentações mais esperadas da noite era a da Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval do ano passado, que na madrugada desta segunda-feira levantou o público com um espetáculo que prestou homenagem ao cinema de ação e terror.

Em um dos carros alegóricos, um Indiana Jones usava um cipó para escapar de uma pedra enorme e, em outro, um tubarão enorme surgia do fundo de uma piscina para "devorar" um artista, em um tributo a estes dois clássicos do cinema.

Também não faltaram as surpreendentes apresentações das baterias, formadas por dezenas de percussionistas, nem mulheres sensuais com vistosas plumagens e roupas mínimas, que ocupam os lugares de maior destaque em cada desfile.

Entre os famosos que desfilaram pelo Sambódromo estavam a modelo Gisele Bündchen e o jogador Ronaldinho Gaúcho, que percorreu a avenida duas vezes, convidado por Portela e Mangueira, que foi a escola que fechou o desfile já com a luz do dia e sob uma fina chuva.

Na noite desta segunda-feira, a partir das 21h de Brasília, será realizada a segunda jornada de desfiles, da qual participarão as outras seis escolas que integram o Grupo Especial.

Fora do Sambódromo, as ruas do Rio continuam nesta segunda-feira reunindo multidões com os blocos espalhados por toda a cidade, dos quais o único requisito para participar é se divertir.

Para esta segunda-feira estavam programados 72 blocos que levam bom humor e músicas diversas para todos os cantos da cidade, que vão desde o samba até ritmos eletrônicos.

As festas de ruas vão desde pequenos blocos de bairro, que reúnem alguns poucos moradores, e os mais movimentados podem arrastar multidões de até milhares de pessoas.

O bloco que saiu mais cedo nesta segunda-feira foi o Volta Alice, que juntou os foliões mais madrugadores e os que viraram a noite para curtir os clássicos do Carnaval carioca.

A música se estendeu por toda a cidade e, especialmente, pelos bairros próximos à praia, que nesta segunda-feira não foi um atrativo para os cariocas e turistas devido ao céu nublado e o clima chuvoso que se estende desde o início do Carnaval, na sexta-feira passada.

Na cidade de Salvador a festa chegou a sua quarta jornada com praticamente a mesma programação dos dias anteriores, na qual se destacam Carlinhos Brown e as cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury.