Topo

Carnaval em cidade mexicana tem 190 feridos e 300 detidos

07/03/2011 22h50

Veracruz (México), 7 mar (EFE).- Os festejos de carnaval na cidade portuária de Veracruz, no Golfo do México, reuniram 1 milhão de pessoas nesta segunda-feira e tiveram o saldo de um morto, 190 feridos e mais de 300 detidos por diversos delitos, informaram as autoridades locais.

Nos três primeiros desfiles de carros alegóricos realizados no sábado e no domingo houve pelo menos 45 brigas entre pessoas alcoolizadas.

De acordo com os cálculos das autoridades, 1 milhão de turistas foram ao porto para assistir aos desfiles de carnaval, que chegarão ao fim amanhã.

Uma autoridade municipal admitiu que algumas brigas saíram do controle, apesar da presença de policiais e soldados, e informou que a única vítima fatal foi um militar esfaqueado quando tentava controlar uma briga.

Já a Secretaria de Segurança Pública informou que durante este fim de semana foram detidas 300 pessoas por diferentes motivos, como urinar na rua, protagonizar escândalos, brigas e comportamento imoral.

No México, as festas de carnaval mais famosas são as das cidades de Veracruz e Mazatlán, onde há tradicionais bailes, desfiles de carros alegóricos e nomeação de rei e rainha do carnaval.