Topo

Reino Unido expõe quadro mais caro vendido em leilão da história

"Nu, Folhas Verdes e Busto", quadro pintado pelo pintor espanhol Pablo Picasso em 1932 - EFE/Christie·s Images Ltd
"Nu, Folhas Verdes e Busto", quadro pintado pelo pintor espanhol Pablo Picasso em 1932 Imagem: EFE/Christie·s Images Ltd

06/03/2011 21h01

Londres, 6 mar (EFE).- O quadro mais caro vendido em um leilão da história, o chamado "Desnudo, Hojas Verdes y Busto (Nu, Folhas Verdes e busto)", do espanhol Pablo Picasso, poderá ser contemplado neste domingo pela primeira vez no Reino Unido.

A obra foi pintada pelo artista no ano 1932, e estará exposta ao público na galeria de arte contemporânea Tate Modern de Londres, em uma nova sala dedicada a Picasso.

O quadro foi vendido na galeria Christie's em Nova York em maio do ano passado por um preço que marcou um recorde mundial ao alcançar a cifra de US$ 106,5 milhões (81,9 milhões em euros).

"Trata-se de um quadro de destaque de Picasso e estou muito feliz que possamos expô-lo perante o público britânico", indicou o diretor da Tate, Nicholas Serota, a imprensa britânica.

A pintura, de 162 centímetros de largura e 130 de altura, tem tons azuis, rosas e verdes vivos e é um retrato de Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso no final dos anos 1920 e nos anos 1930.

Até o momento de sua venda, o quadro fazia parte da coleção americana de Mrs. Sydney F. Rody, uma das mais prestigiosas do mundo da arte modernista.