Topo

Entretenimento


Reino Unido expõe quadro mais caro vendido em leilão da história

EFE/Christie·s Images Ltd
"Nu, Folhas Verdes e Busto", quadro pintado pelo pintor espanhol Pablo Picasso em 1932 Imagem: EFE/Christie·s Images Ltd

06/03/2011 21h01

Londres, 6 mar (EFE).- O quadro mais caro vendido em um leilão da história, o chamado "Desnudo, Hojas Verdes y Busto (Nu, Folhas Verdes e busto)", do espanhol Pablo Picasso, poderá ser contemplado neste domingo pela primeira vez no Reino Unido.

A obra foi pintada pelo artista no ano 1932, e estará exposta ao público na galeria de arte contemporânea Tate Modern de Londres, em uma nova sala dedicada a Picasso.

O quadro foi vendido na galeria Christie's em Nova York em maio do ano passado por um preço que marcou um recorde mundial ao alcançar a cifra de US$ 106,5 milhões (81,9 milhões em euros).

"Trata-se de um quadro de destaque de Picasso e estou muito feliz que possamos expô-lo perante o público britânico", indicou o diretor da Tate, Nicholas Serota, a imprensa britânica.

A pintura, de 162 centímetros de largura e 130 de altura, tem tons azuis, rosas e verdes vivos e é um retrato de Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso no final dos anos 1920 e nos anos 1930.

Até o momento de sua venda, o quadro fazia parte da coleção americana de Mrs. Sydney F. Rody, uma das mais prestigiosas do mundo da arte modernista.

Newsletters

Receba por email as principais notícias do UOL sem pagar nada.

Quero receber

Mais Entretenimento