Topo

Maratona de festas dá início aos Carnavais da A.Latina

05/03/2011 21h53

Bogotá, 5 mar (EFE).- A folia, a alegria, os desfiles e as fantasias tomaram as ruas não somente do Brasil, mas de vários outros países latino-americanos nas celebrações do Carnaval, que se estenderão até a próxima terça-feira.

A bagunça voltou neste ano à Argentina depois de a presidente Cristina Kirchner restaurar os quatro dias festivos do Carnaval, proibidos há 35 anos pela ditadura militar (1976-1983).

Enquanto as tradicionais bandas de rua tomaram os bairros de Buenos Aires, milhares de turistas preferiram curtir a folia em praias como Mar del Plata, ou ainda aproveitar a data em Gualeguaychú, que tem se transformado na capital nacional das festas.

Já no Uruguai, famoso por celebrar o mais longo Carnaval, com mais de 40 dias de festa, o Rei Momo ocupou seu lugar de honra desde o dia 27 de janeiro em Montevidéu, para se despedir na próxima terça-feira.

A festa na Colômbia se concentra em Barranquilla, que começou a celebrar neste sábado com a tradicional batalha de flores na famosa Via 40, depois de Marcela Dávila, rainha do Carnaval, desse a ordem de festejar.

O desfile das danças folclóricas nas ruas de Oruro, na Bolívia, situada a 3,7 mil metros de altitude, iniciou com cerimônias dedicadas à Virgem do Socavón. A festa termina na terça-feira, quando 35 mil pessoas exibirão danças repletas de simbolismo étnico-religioso, como a diabada, morenada, caporales, tinku e as danças incas.

Em La Paz, no entanto, a festa de rua foi suspensa pelo Governo local devido às fortes chuvas dessa semana, que deixaram 6 mil pessoas desabrigadas.

As chuvas também forçaram mudanças na programação do Carnaval no Paraguai. A celebração mais tradicional terminou no dia 27 de fevereiro em Encarnación, a 370 quilômetros de Assunção, na fronteira com a Argentina, depois de quatro finais de semana frenéticos em um sambódromo erguido especialmente para o evento.

Devido ao clima, algumas das festas ocorreram aos domingos, em vez das sextas-feiras e sábados como era programado.

O Rei Momo também reina no Panamá, com uma festa iniciada na sexta - após a coroação das rainhas nas diversas cidades em festa - e que se estenderá até a madrugada de quarta-feira, com desfiles de carros alegóricos e folia noturna em várias localidades.

No México, milhares de turistas aproveitam o fim de semana de Carnaval nas cidades portuárias de Veracruz e Mazatlán, respectivamente no Golfo do México e no Oceano Pacífico.

Em Veracruz, o carnaval começa quando os reis são coroados, "queimando o mau humor" e dando lugar à alegria.

Cidades como Callao, na Venezuela, e Ayacucho, no Peru, também estão em festa.