Topo

Alegria do Carnaval toma conta do Brasil

05/03/2011 17h34

Jaime Ortega CarrascalRio de Janeiro, 5 mar (EFE).- A alegria do carnaval contagiou em seu segundo dia milhões de pessoas que saíram às ruas de todo o Brasil para celebrar com samba, frevo, axé, pagode e outros ritmos a festa mais popular do país.

Nem a chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro, nem o tórrido calor feito nas cidades do nordeste, impediram que o povo se entregasse de corpo e alma a uma farra que começou, oficialmente, na sexta-feira e se prolongará até a terça-feira gorda, véspera do início da quaresma.

Em uma festa que todos os anos arrasta uma multidão maior, os blocos são os encarregadas de marcar o compasso da comemoração, como fizeram neste sábado no Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda, as cidades que têm os carnavais mais emblemáticos do país.

No Rio de Janeiro multidões se formaram ao redor de 82 blocos que foram autorizados pela Prefeitura a percorrer neste sábado diferentes pontos da cidade e manter acesa a festa.

A maior concentração popular ocorreu no centro da cidade, onde mais de um milhão e meio de pessoas seguiram o "Cordão da Bola Preta", fundado há 93 anos e que é uma instituição do carnaval carioca.

Com as mais criativas fantasias, os seguidores da festa sambaram e dançaram ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas interpretadas por músicos do alto de cinco caminhões que lideraram, embaixo de chuva, um percurso que tomou a Avenida Rio Branco.

"Com ou sem chuva, o desfile deste ano será maior que o do ano passado", disse a jornalistas o presidente do "Cordão da Bola Preta", Pedro Ernesto Marinho.

Cenas parecidas foram vistas em outros bairros da cidade, como Santa Teresa, Lapa, Copacabana e Ipanema, nos quais vários blocos que se revezam de amanhã, tarde e noite animam os foliões enquanto não chega a hora dos desfiles das escolas de samba.

Estes desfiles começaram na sexta-feira com a apresentação na Marquês de Sapucaí das escolas de samba infantis, continuarão na noite deste sábado com as do Grupo de Acesso e alcançarão o ponto máximo nas noites de domingo e segunda-feira, quando se apresentarão as 12 escolas do grupo especial.

Em São Paulo o Sambódromo do Anhembi recebeu na noite de sexta-feira as primeiras sete escolas do grupo especial e, neste sábado, dará continuidade à celebração com as outras sete, que concluirão as apresentações ao amanhecer de domingo.

Muito animada também foi a festa em Recife (Pernambuco), onde mais de um milhão de pessoas circularam na manhã deste sábado pela região central como parte do desfile do "Galo da Madrugada", que pretende bater seu próprio recorde mundial de maior bloco de carnaval.

Ao ritmo do frevo, quatro carros alegóricos e 26 trios elétricos percorreram o centro de Recife seguidos por um mar de gente.

Em Salvador, as bandas circulam sem parar pela cidade a bordo de "trios elétricos", que também são acompanhados por multidões.

A cantora Ivete Sangalo e outros artistas como Daniela Mercury, Claudia Leite e percussionistas e dançarinos do Olodum se revezam com dezenas de bandas de axé, pagode e forró, em um carrossel musical cujo único objetivo é levar alegria e diversão a todos os cantos de Salvador.