Topo

Brasil entra em ebulição com início oficial do carnaval

04/03/2011 17h25

Aday López.

Rio de Janeiro, 4 mar (EFE).- O carnaval começou nesta sexta-feira em clima animado no Brasil com bailes de gala, vistosos desfiles e grandes festas populares, um espetáculo que em grande parte das cidades se prolongará até a próxima terça-feira.

O Rio de Janeiro, que comemora a festa mais emblemática do país, teve sua abertura oficializada pelo Rei Momo, figura simbólica considerada representante do carnaval, que "controlará" a programação durante os cinco dias de celebrações.

"Declaro aberto oficialmente este maravilhoso e fantástico carnaval do Rio de Janeiro", disse o Rei Momo após receber as chaves da cidade nas mãos do prefeito Eduardo Paes em um ato realizado na companhia da rainha e das duas princesas da corte.

O Rei Momo, eleito em um concurso popular, é representado cada ano por um homem gordo e risonho com talento para dançar samba e com a energia suficiente para agüentar o intenso ritmo festivo.

Com a abertura oficial, a atenção se volta ao espetacular desfile do Sambódromo, onde as 12 escolas de samba do grupo especial, a máxima categoria do carnaval carioca, se apresentarão durante as noites de domingo e segunda-feira.

Cada ala exibirá uma alegoria temática através de carros alegóricos, de milhares de dançarinos e de orquestras que vão embalar o público em uma onda de alegria, luzes, música e cor.

Mas enquanto não chega a hora dos desfiles dos Sambódromo à qual assistirão cada noite cerca de 70 mil pessoas, centenas de milhares de cariocas e turistas se divertem nas ruas do Rio de Janeiro ao compasso dos blocos e marchinhas.

A tradição do carnaval nas ruas, que tinha perdido força nos últimos anos do século XX no Rio de Janeiro recuperou seu esplendor e nos últimos anos reúne cerca de 500 bandas de orquestras responsáveis de encorajar às multidões ávidas de diversão.

Grandes são também as festas nas cidades do nordeste, principalmente em Salvador, Recife e Olinda, onde desde a noite de quinta-feira milhares de pessoas saíram às ruas para seguir os trios elétricos.

Em Salvador, os tradicionais "trios elétricos" (enormes tarimbas móveis montadas sobre caminhões) saíram às ruas seguidos por gente de todas as idades que dança no ritmo do axé, típico da região do país.

O amanhecer nesta sexta-feira em Recife, capital do estado de Pernambuco, foi assistido por mais de 4 mil pessoas que se somaram ao bloco "Clube dos rapazes inocentes" sob o ritmo do frevo, a música mais badalada nessa região.

A festa em Recife alcançará seu ápice na manhã do sábado quando sai às ruas o bloco "Galo da madrugada", liderado por um colorido galo de 26 metros de altura que está registrado no livro Guinness como o maior de seu gênero no mundo.

Conforme os organizadores desse bloco, este ano esperam levar às ruas do centro de Recife mais de 1,6 milhões de pessoas para superar seu próprio registro mundial.

O carnaval contagia com sua alegria até os habitantes de São Paulo, a capital financeira do país, onde nesta noite começará o desfile das escolas de samba do grupo especial, que se prolongará até a madrugada de domingo.

Rio de Janeiro continuará o calendário dos desfiles na noite de domingo, quando as primeiras seis das 12 escolas cariocas entrarão em cena em um espetáculo digno de Hollywood que só terminará na madrugada de terça-feira.