Topo

Filme chilena "Post Mortem" vence o Festival Internacional de Cartagena

03/03/2011 00h47

Cartagena (Colômbia), 2 mar (EFE).- O filme "Post ++mortem++", do chileno Pablo ++Larraín++, uma co-produção com o México e Alemanha, ganhou hoje o prêmio Índia Catalina à melhor filme da competência / concorrência oficial de 51 Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias.

"Post ++mortem++" relata a história de Mario ++Cornejo++, um funcionário que trabalha na necrotério de Santiago do Chile e que ao longo da fita enfrenta a personalidade introvertida e a apatia política de sua apaixonada, Antonia Zegers, nos dias de comoção depois do golpe militar, em setembro de 1973.

Na mesma / própria sede funerária, onde os legistas trabalham na autópsia do presidente Salvador Allende, os mortos começam a inundar o lugar e a tensão aumenta perante a presença militar.

Com esta história, "Post ++mortem++" se impôs entre doze filmes de nove países no festival de Cartagena.

Em tanto, o prêmio a melhor diretor foi para os peruanos Daniel Vega e Diego Vega por seu trabalho em "Outubro".

O mexicano Gabino Rodríguez, por sua parte, foi agraciado como melhor ator por sua interpretação na fita "Assalto ao cinema", enquanto como melhor atriz foi escolhida Claudia Celedón por "Gatos Velhos", uma co-produção do Chile e Estados Unidos.

O Índia Catalina ao melhor roteiro foi para Natalia Smirnoff por "Quebra-cabeças", um filme argentino em co-produção com a França.

Na competência / concorrência oficial de documentários filmes, o reconhecimento foi outorgado a "Pequenas Vozes", dos colombianos Jairo Carrillo e Óscar Andrade.

Nesta categoria se entregaram também dois prêmios especiais, um para a diretora do filme chilena "O edifício dos Chilenos", Macarena Aguiló, e outro para Jesús / Jesus Romero, um dos personagens de "++Agnus++ ++Dei++, Cordero de Deus", do México.

Em Curta-metragem, o júri elegeu ganhadora à produção colombiana de Pablo González, "Isto é um revólver".

Nesta seção se entregaram além disso dois prêmios especiais, um para a diretora chilena ++Marialy++ Rivas por "++Blokes++" e outro para "Os dias do verão são mais longos", da mexicana ++Aina++ Calleja.

Na seção que se estreou nesta versão 51 do Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias (++FICCI++), denominada "Colômbia ao 100%", ganhou o troféu a melhor filme "A sociedade do semáforo", de Rubén Mendoza.

Os prêmios especiais de "Colômbia 100%" foram para "++Apaporis++, em procura do rio", de Antonio Dorado, e "Todas tuas mortos", de Carlos Moreno.

Neste Festival de Cinema de Cartagena, no qual o país convidado foi México, se entregou um prêmio da crítica internacional como melhor filme à fita uruguaia "A vida útil", de Federico ++Veiroj++.

Em declarações a Efe, a diretora do ++FICCI++, Mónica ++Wagenberg++, se mostrou "muito contente" pelos resultados do festival.

"Ao povo / as pessoas lhe gostou os filmes, lo senti pelos aplausos, lo senti pelas perguntas que fizeram quando se acabavam os filmes", precisou, ao confirmar que alcançaram "encher as salas".

Confiou em que a presença nesta edição de figuras como Willem ++Dafoe++, Geraldine Chaplin, Luis ++Tosar++ ou Olivier Assayas permita "seguir trazendo grandes nomes a Cartagena" e adiantou / antecipou que o país convidado na próxima edição poderia ser asiático.

"Eu acho que nos vamos ir à Ásia", afirmou ++Wagenberg++, porque -acrescentou- na América Latina há muito desconhecimento do cinema que faz- se nesse distante região.

A clausura oficial do festival caribenho será nesta quinta-feira, quando se entregarão os troféus e se projetará "Chico e Rita", do espanhol Fernando ++Trueba++ e agraciada recentemente com um Goya à melhor filme de animação.