Topo

Brasil conta as horas para festejar o Carnaval e dançar ao som do samba

03/03/2011 16h07

Rio de Janeiro, 3 mar (EFE).- O Brasil vai parar a partir desta sexta-feira e durante cinco dias para comemorar o Carnaval e mergulhar em uma grande festa na qual milhões de pessoas tomarão as ruas para dançar ao ritmo do samba em grandes desfiles.

No Rio de Janeiro, onde o Rei Momo declarará nesta sexta-feira o início oficial do Carnaval, o evento mais esperado é o desfile das escolas de samba no próximo domingo e na segunda-feira.

As 12 escolas de samba do Grupo Especial evocarão na Marquês de Sapucaí desde a mitologia grega até o modernismo e o romantismo através dos carros alegóricos e dos milhares de foliões que formam cada ala.

A São Clemente, escola que abrirá o desfile no domingo, apresentará o tema "O meu, o seu, o nosson Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza".

A Beija-Flor, que neste ano parte novamente como uma das favoritas ao título, fechará os desfiles já na madrugada de terça-feira com uma homenagem ao romantismo das canções do rei Roberto Carlos, que em abril completa 70 anos.

Com alegria e empolgação, as escolas percorrerão os mais de 700 metros da avenida para felicidade das 70 mil pessoas que vibrarão com um espetáculo considerado o maior do mundo ao ar livre.

O desfile deste ano estará marcado pelo drama das três escolas (Grande Rio, Portela e União da Ilha) que há quatro semanas perderam em um incêndio parte do material produzido em seus barracões e que, em parte, conseguiram restaurar.

Como é comum nesta época do ano, uma multidão tomará neste fim de semana as ruas do Rio para dançar ao ritmo dos blocos que distribuem diversão em desfiles cada vez mais numerosos e movimentados.

O Carnaval carioca estará em ebulição nos próximos dias com a saída de até 500 blocos, entre os quais se destacam "Cordão do Bola Preta", com 92 anos de existência, e a Banda de Ipanema.

Para viver o Carnaval e desfrutar das praias, 760 mil turistas desembarcarão nestes dias no Rio de Janeiro, segundo cálculos municipais, e devem gerar receitas de US$ 560 milhões.

Em Salvador, a festa será protagonizada pelos shows dos trios elétricos, que percorrem dia e noite as ruas da cidade.

O Carnaval de Recife, por outro lado, é caracterizado por contar com o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, que reunirá mais de meio milhão de pessoas em uma única apresentação no próximo sábado.

Como é tradicional, o bloco contará com um enorme galo que despertará os habitantes de Recife ao som do frevo.

Na cidade de São Paulo, que todos os anos se esforça para dar mais brilho ao Carnaval, o desfile das escolas de samba serão realizados na sexta-feira e no sábado para não competir com o grande espetáculo do Rio de Janeiro.

No entanto, as fortes chuvas que caíram nos últimos dias fizeram estragos em alguns carros alegóricos que as escolas de samba de São Paulo tinham preparado para as duas noites de apresentações no Sambódromo do Anhembi.

O Carnaval também contagiará o interior, como Diamantina, Ouro Preto e outras cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde os blocos percorrerão ruas cheias de casarões do estilo barroco com mais de 200 anos de idade e que são Patrimônio Cultural da Humanidade.