Topo

Italiano expõe retratos feitos com sangue dos personagens em São Paulo

02/03/2011 19h37

São Paulo, 2 mar (EFE).- O pintor e fotógrafo italiano Lucio Salvatore expõe a partir desta quarta-feira no Museu Brasileiro da Escultura (MuBe) de São Paulo sua coleção "One blood", uma série de retratos pintados com o sangue dos próprios personagens.

O sangue, que junto ao acrílico e a iluminação são os materiais utilizados na criação da obra, "é um elemento que nos torna todos iguais, mas ao mesmo tempo nos torna diferentes, cada um com uma própria história", manifestou Salvatore em declarações à Agência Efe.

Segundo o artista, "ninguém nasceu para ficar sozinho e o sangue não é uma conexão virtual, é uma conexão real. Todos somos feitos dos mesmos elementos".

Entre os personagens retratados para a exposição estão a modelo Lise Grendene, o rapper Tulio Dek, o estilista italiano Pier Paolo Piccioli e o abade de Montecassino, Pietro Vittorelli, que doaram sangue para o trabalho do artista de 35 anos de idade.

A atriz Giselle Itié também foi retratada por Salvatore, mas esse quadro não faz parte da exposição, que inclui um desenho dos genitais do artista.

Salvatore reconheceu que o sangue, apesar de ser um elemento vital do ser humano, "um símbolo da vida", está também associado à morte e à destruição e, por isso, sua obra tenta romper com essa concepção.

"O sangue nas obras é a preservação da essência do homem, da pessoa que doa sangue e testemunha uma geração que ainda não tem uma modificação genética pela intervenção do homem", ressaltou.

Para a mostra em São Paulo, Salvatore criou uma escultura com três elementos: metal, sangue humano e uma pistola, "que simbolizam o controle que os poderes ditatoriais exerceram para defender o próprio poder, representado pelo ouro, e que oprime as pessoas".

"Essa obra é dedicada a todas as desordens que estão acontecendo nos países árabes e dedicada aos revolucionários que estão conseguindo, em poucos dias, reverter esses regimes que duraram anos", acrescentou.

Depois de deixar, em 20 de março, a cidade de São Paulo, a exposição seguirá para cidades da Itália, Alemanha e França.

Para complementar a mostra, o museu inaugurou nesta quarta-feira de maneira paralela em seus corredores uma exibição de grafite com 20 artistas brasileiros.


"ONE BLOOD"
Quando:
02/3 a 20/3. Terça a domingo, das 10h às 19h
Onde: MuBE (av. Europa, 218, Jd. Europa, São Paulo - SP.Tel.: 0/xx/11/2594-2601)
Quanto: entrada gratuita