Topo

Oscar salda sua dívida com a saga "Toy Story"

28/02/2011 02h40

Washington, 27 fev (EFE).- A produção da Disney/Pixar "Toy Story 3" ganhou neste domingo, madrugada de segunda-feira no Brasil, na 83 edição do Oscar duas estatuetas, entre elas a de Melhor Filme de Animação, prêmio no qual concorria com "Como Treinar seu Dragão" e "O Mágico".

Com este reconhecimento, a Academia salda sua dívida com a emblemática saga que, por estranho que pareça, não contava ainda com um Oscar de animação, apesar de ter dado início a uma nova forma de fazer filmes de desenhos com sua primeira parte há 16 anos.

O diretor do filme, Lee Unkrich, foi o encarregado de receber a famosa estatueta, que lhe entregaram uns brincalhões Justin Timberlake e Mila Kunis.

Após uma extensa lista de agradecimentos, Unkrich concluiu comemorando que o público tenha tornado possível que Toy Story se transformasse no desenho animado de maior arrecadação da história.

Se havia algum prêmio quase certo na cerimônia de hoje, este era o de "Toy Story 3", indicado também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Canção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição de Som.

A segunda estatueta obtida pelo filme foi por "We Belong Together", de Randy Newman, considerada Melhor Canção.

A história do vaqueiro Woody e do guarda espacial Buzz Lightyear, fica assim entre os únicos três filmes de animação que foram indicados como melhor filme até o momento, junto com "Up" (2009) e "A Bela e a Fera" (1991).

"Toy Story 3" narra o drama da separação de alguns brinquedos de quem foi seu dono a vida toda, que agora deixa sua casa para ir estudar na universidade.

Este Oscar representa um novo triunfo dos bem-sucedidos estúdios Disney/Pixar, que ficaram com a estatueta de Melhor Filme de Animação nas três últimas edições, graças a "Ratatouille" (2008), "Wall-E" (2009), e "Up" (2010).

Quando "Toy Story" (1995) e "Toy Story 2" (1999) estrearam ainda não se tinha criado essa categoria específica, por isso que foi a terceira parte a que colheu a recompensa em nome de toda esta saga sobre as aventuras de um grupo de brinquedos.

Em 1995, a Pixar estreou seu primeiro longa-metragem, "Toy Story", com um sucesso tal que o filme se transformou em um clássico além do cinema infantil.

Seu roteiro excepcional cativou também os adultos, mas a grande novidade que apresentou ao cinema de animação foi ser rodado com tecnologia digital, uma antecipação que deixaria para trás definitivamente a animação tradicional.

Quatro anos mais tarde surgiu "Toy Story 2", com o mesmo sucesso de crítica e público, e agora, 16 anos depois da primeira parte, ganha o Oscar o que será provavelmente o fim da saga.

A última sequência da trilogia superou suas antecessoras em arrecadação, com mais de US$ 1 bilhão no mundo todo.

E mais, "Toy Story 3" se transformou no filme de maior bilheteira da história do cinema de animação, superando a marca que possuía "Shrek 2".