Entretenimento

Escritor Moacyr Scliar morre aos 73 anos em Porto Alegre

27/02/2011 13h35

Rio de Janeiro, 27 fev (EFE).- O escritor brasileiro Moacyr Scliar, autor de cerca de 70 obras entre romances, contos, ensaios e histórias infantis, morreu na madrugada deste domingo no hospital no qual estava internado desde o dia 17 de janeiro, quando sofreu um acidente vascular cerebral, informaram seus médicos.

O romancista, colunista e ensaísta de 73 anos e que também tinha sido hospitalizado este ano para a retirada de pólipos no intestino, morreu como consequência de uma falha múltipla de órgãos, segundo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O velório do escritor será realizado este mesmo domingo na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, segundo anunciaram seus familiares.

Scliar nasceu no dia 23 de março de 1937 em Porto Alegre em uma família judia que emigrou de Bessarabia (Rússia) no início do século XX.

O escritor se formou médico, era especialista e doutor em Saúde Pública, e exerceu sua profissão como funcionário do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência do Porto Alegre.

Sua primeira obra, "Histórias de médico em formação", publicada em 1962, relata precisamente suas experiências pessoais como estudante de medicina.

Sua obra tem uma forte influência da tradição judaica, cuja comunidade no Brasil o cita como um de seus principais representantes no país.

O escritor foi eleito membro da Academia Brasileira das Letras em 2003 e conquistou o prêmio Jabuti, um dos mais prestigiosos na literatura brasileira, em quatro oportunidades (1988, 1993, 2000 e 2009), a última das quais por seu romance "Manual da Paixão Solitária", a última que escreveu.

Entre seus principais obras destacam "A Guerra no Bom Fim", "O Carnaval dos Animais ", " O Centauro no Jardim", "O Exército de um Homem Só", " A Estranha Nação de Rafael Mendes" e "Max e os Felinos".

Algumas das obras de Scliar, que também era colunista dos jornais "Zero Hora" e "Folha de São Paulo", foram adaptadas para o teatro e a televisão, inclusive no exterior.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo