Topo

Octogenário Oscar aposta em nova safra para se revitalizar

26/02/2011 10h04

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 26 fev (EFE).- O Oscar completa 83 anos e, longe de dar sinais de fraqueza, aposta na presença dos rostos jovens para manter os altos índices de audiência, fator imprescindível na recente renovação do contrato de transmissão nos Estados Unidos até 2020.

O canal "ABC" renovou por seis anos o atual acordo com a Academia de Hollywood, que terminava em 2014, após o ótimo resultado obtido na transmissão do ano passado, com 41,3 milhões de espectadores nos EUA, o melhor número dos últimos cinco anos.

"Este contrato garante que a cerimônia do Oscar será mantida como uma tradição no canal "ABC" durante 45 anos consecutivos", disse em comunicado Tom Sherak, presidente da entidade.

A Academia atribui o êxito da edição anterior à proliferação de artistas da nova safra no palco do Kodak Theatre, e este domingo não será uma exceção.

Se no ano passado desfilaram estrelas juvenis da Disney (Miley Cyrus, Zac Efron) e da saga "Crespúsculo" (Taylor Lautner, Kristen Stewart), agora a entidade dá um passo adiante e aposta, pela primeira vez na história, em um casal unissex e de grandes atributos físicos como mestres de cerimônias: James Franco e Anne Hathaway.

No caso do ator se tratará de uma noite muito especial, já que ele pode se transformar no primeiro apresentador do Oscar que ganha a estatueta dourada no mesmo ano, visto que concorre por sua atuação em "127 Horas".

Ambos cantarão e dançarão, e em seu repertório deve estar uma nova versão do famoso número musical interpretado por John Travolta e Olivia Newton-John em "Grease" (1978), como Franco sugeriu em seu perfil do Twitter com um pequeno videoclipe.

Essa é a linha almejada pelos produtores do evento, Don Mischer e Bruce Cohen, já que revelaram que a cerimônia prestará homenagem à história do Oscar com pequenos tributos a filmes clássicos e momentos inesquecíveis de cerimônias passadas.

Grande parte dos artistas que entregarão as estatuetas douradas já foi anunciada, e entre eles se destaca a presença de Scarlett Johansson, Mila Kunis, Amy Adams, Reese Witherspoon, Russell Brand, Matthew McConaughey, Tom Hanks, Nicole Kidman, Jude Law, Annette Bening, Cate Blanchett, Hugh Jackman, Robert Downey Jr. e Javier Bardem.

A Academia, no entanto, guarda alguns segredos, embora muitos prevejam a presença de Robert Pattinson, o vampiro adolescente de "Crepúsculo".

A imprensa especializada ressalta ainda que um dos pontos altos da cerimônia será a apresentação do coral P.S.22 (Public School 22), de Staten Island (Nova York), composto por estudantes de 10 e 11 anos.

Segundo o jornal "Los Angeles Times", as crianças cantarão "Somewhere Over the Rainbow", a música principal de "O Mágico de Oz", ganhador do Oscar de 1939.

"O Discurso do Rei" é o favorito para ser o grande vencedor da 83ª edição do prêmio, após receber 12 indicações, incluindo a de Melhor Filme.

Nessa categoria também competirão "A Rede Social", "Cisne Negro", "O Vencedor", "Toy Story 3", "Bravura Indômita", "127 Horas", "A Origem", "Minhas Mães e Meu Pai" e "Inverno da Alma".

A 83ª edição do Oscar será realizada neste domingo no Kodak Theatre, em Hollywood, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países.