Topo

Quito vai se vestir de verde e amarelo para receber Carnaval carioca

25/02/2011 14h42

Quito, 25 fev (EFE).- Quito se vestirá nesta sexta e sábado de verde e amarelo para receber o Carnaval carioca que estará no capital equatoriana para apresentar a popular festa brasileira.

O bloco "Cordão do Boitatá" fará show beneficente nesta sexta à noite em um hotel para arrecadar dinheiro à irmandade franciscana Toca de Assis, explicou à Agência Efe Sonia de Paredes, funcionária da embaixada do Brasil.

No sábado, por sua vez, a apresentação será gratuito na Praça do Teatro, situada no centro histórico da cidade, acrescentou Paredes.

Os músicos pediram à população que compareça fantasiados para entrar no clima do autêntico Carnaval carioca, em uma praça emblemática dentro da cultura equatoriana que abriga o Teatro Nacional de Sucre, um prédio do fim do século 19.

Kiko Horta, o acordeonista do "Cordão", garantiu entre sorrisos que esperam que as pessoas reajam "o melhor possível" e interajam com o espetáculo.

Os músicos estão acostumados a tocar para milhares de pessoas no Carnaval de sua cidade, por isso sabem como fazer com que "o povo reaja" à sua música, apontou Horta.

Nesses dias em Quito, o jardim da residência do embaixador do Brasil se transformou em uma oficina improvisada. Mulheres trabalham na confecção de bonecos carnavalescos, como uma mulata e um homem dançando, além de máscaras de todas as cores que ambientarão ambas as atuações, trazendo um pouquinho do Rio de Janeiro para Quito.

Horta adiantou em entrevista à Efe que nesta noite os espectadores poderão conferir o autêntico Carnaval do Rio com canções típicas como samba e "marchinhas".

No show deste sábado, além dos ritmos carnavalescos os foliões vão conferir canções próprias do bloco e as músicas tradicionais das festas juninas.

Esta é uma experiência nova tanto para população local quanto para os músicos, pois é a primeira vez que o bloco faz Carnaval fora do Brasil.

Paredes destaca que esta pode ser o primeiro de muitos shows, pois se o público responder bem, a cada ano vamos trazer uma atração diferente "do Carnaval brasileiro para o Equador", comentou.

Por enquanto, estão esgotados os ingressos para o espetáculo desta noite, 400 ao todo, garantiu uma fonte diplomática.

"Cordão do Boitatá" nasceu em 1998 no Rio de Janeiro como uma alternativa ao Sambódromo. O objetivo do grupo é resgatar "os antigos blocos do Carnaval", quando a grande festa ocorria nas ruas do Rio.