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Oscar transforma-se em vitrine de moda e inspira empresas do setor

25/02/2011 06h04

Fernando Mexía.

Los Angeles (EUA.), 25 fev (EFE).- Além de premiar os destaques do cinema, a cerimônia do Oscar se transforma a cada ano em uma grande vitrine de moda, da qual tiram proveito as empresas do setor, que reproduzem a preços acessíveis as criações de famosos estilistas.

O tapete vermelho mais famoso do mundo é um mercado do qual se extraem padrões, cores e estilos para criar coleções de roupas que imitam às originais e ficam disponíveis na internet poucos dias após a cerimônia.

"A equipe do ABS Dresses, de Allen Schwartz, vai trabalhar intensamente durante o evento para recriar os modelos" das artistas que desfilam pelo tapete vermelho, disse à Agência Efe a responsável pelo site "StyleSpot", especializado no estilo dos famosos.

Schwartz é uma das referências deste negócio nos EUA através do "EdressMe.com", site em que é possível encontrar por menos de US$ 500 versões muito parecidas com os vestidos exibidos por estrelas do cinema em eventos de Hollywood.

Um exemplo é a imitação de Vera Wang do modelo usado pela colombiana Sofia Vergara ("Modern Family") nos Globos de Ouro, cerimônia realizada em 16 de janeiro em Los Angeles, avaliado em US$ 7 mil. A versão de Schwartz custa US$ 475.

"Diferentemente das semanas da moda realizadas em grandes cidades do mundo, que antecipam o que será tendência, os tapetes vermelhos, especialmente o do Oscar, têm um efeito imediato. É o que vamos ver em breve nas lojas", disse a responsável pelo "StyleSpot".

Na falta de uma legislação específica que regule os direitos autorais dos estilistas, o mundo da moda se apropria de suas ideias e tenta imitar a roupa que marca tendência.

Atualmente, se encontra à espera de tramitação no Senado dos EUA uma proposta de lei que, caso seja aprovada pelos legisladores do país, transformaria em pirataria a cópia dos modelos de um estilista pelo menos durante três anos.

No próximo domingo, durante a cerimônia do Oscar, os olhares estarão voltados para os modelos usados por atrizes como Natalie Portman, Nicole Kidman, Anne Hathaway, Angelina Jolie e Sandra Bullock.

"Nesta temporada vimos muito rosa e branco e pouco preto, mas eu acho que nessa cerimônia veremos preto, azul cobalto, cores metálicas e prata", disse.

O crescente interesse pelos modelos vestidos pelas celebridades do Oscar fez com que o tempo de transmissão oficial dedicado a mostrar o desfile pelo tapete vermelho para o Teatro Kodak, onde são entregues as estatuetas, fosse ampliado em 30 minutos.

"Estão tentando aumentar a audiência da cerimônia", ressaltou a responsável pelo site, em referência ao fato de muita gente assistir à entrega dos prêmios pela curiosidade de ver os vestidos das celebridades.

Segundo a empresa de consultoria Nielsen, o número de telespectadores que acompanharam a cerimônia do Oscar aumentou 17,6% entre 2008 e 2010.

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