Topo

Jornalistas alemães libertados pelo Irã chegam à Alemanha

20/02/2011 04h43

Berlim, 20 fev (EFE).- Os dois jornalistas alemães libertados pelo Irã, após passar 132 dias em prisão, chegaram esta madrugada à Alemanha em um avião especial acompanhados pelo ministro de Assuntos Exteriores alemão, Guido Westerwelle, que foi apanhá-los em Teerã.

Um porta-voz ministerial confirmou neste domingo que o avião aterrissou no aeroporto de Berlim-Tegel após partir da capital iraniana, onde Westerwelle foi recebido pouco antes pelo presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e seu colega persa, Ali Akbar Salehi.

Este último negou categoricamente que a presença de Westerwelle em seu país se devesse unicamente à libertação dos dois repórteres do "Bild am Sonntag" e assegurou que "o fim da viagem era tentar importantes temas bilaterais e internacionais".

"Não foi o dia das grandes negociações", comentou por sua vez o chefe da diplomacia alemã, o primeiro que visita Teerã em sete anos, que assinalou que a visita espontânea permitiu-lhe conversar com seu colega iraniano.

A chanceler alemã, Angela Merkel, expressou em Berlim seu alívio e alegria perante a notícia da libertação dos dois repórteres alemães, Marcus Hellwig e Jens Koch.

"Estou muito contente que retornem finalmente como homens livres à Alemanha", assinalou a chanceler ao "Bild am Sonntag", que dedica várias páginas a agradecer os esforços e apoio de uma multidão de pessoas durante todo este tempo.

Após meses de intensas e duras gestões diplomáticas, a Alemanha conseguiu a libertação dos dois informadores, detidos no Irã no dia 10 de outubro quando tentavam entrevistar o filho de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a mulher iraniana acusada de adultério que corre o risco de ser apedrejada.