Topo

Multidão toma as ruas do Rio de Janeiro nos blocos de Carnaval

19/02/2011 17h48

Rio de Janeiro, 19 fev (EFE).- Uma multidão em busca de diversão tomou neste sábado as ruas do Rio de Janeiro ao ritmo do samba de várias bandas populares, que levaram festa e alvoroço a toda a cidade que já está no clima do Carnaval.

A duas semanas dos famosos desfiles das escolas de samba, a animação correu por conta dos blocos.

Um dos "blocos" mais movimentados foi o "Imprensa que eu Gamo", que reuniu milhares de pessoas, de crianças a aposentados, pelas estreitas ruas do bairro de Laranjeiras ao ritmo frenético do samba.

Como é tradicional neste bloco fundado por jornalistas, a canção escolhida para animar a festa fazia uma brincadeira com as principais notícias do ano.

"E fez-se a luz, e Facebook, e fez-se a unha da mão e do pé, quem manda agora é a mulher", dizia o refrão repetido incansavelmente, em referência à presidente Dilma Rousseff.

O samba do "Imprensa" também falou do Wikileaks, do papa - e sua justificativa para o uso de preservativos - e da revolução egípcia, chamando de "múmia" o ex-presidente Hosni Mubarak e pedindo que deixe o poder.

A banda saiu às ruas com uma caminhonete carregada de alto-falantes no começo da tarde, em um calor de 35 graus.

Para suavizar as altas temperaturas, os seguidores do bloco bebiam muita cerveja e se refrescavam em um jato de água lançado de um caminhão que abria o desfile.

Outros 12 blocos saíram neste sábado, entre eles a "Banda de Ipanema", de quase meio século de história cujos desfiles são os preferidos da comunidade gay.

Os desfiles de rua dos blocos, que crescem a cada ano, são organizados nos fins-de-semana anteriores e posteriores ao Carnaval, além de durante todos os dias da grande festa.