Topo

Filme iraniano ganha Urso de Ouro do Festival de Berlim

19/02/2011 18h39

Berlim, 19 fev (EFE).- O filme iraniano "Jodaeiye Nader az Simin" ("Nader and Simin. A Separation"), de Asghar Farhadi, dominou neste sábado os principais prêmios do Festival de Berlim, ao ganhar o Urso de Ouro e também os dois Ursos de Prata correspondentes às melhores interpretações femininas e masculinas por seu elenco.

O júri presidido pela atriz e diretora italiana Isabella Rossellini se encantou pelo filme que chegou no final da 61ª edição do Festival de Berlim como principal favorito do festival, tanto pela crítica internacional como pelo público.

A Prata como Prêmio Especial do Júri foi para "A Torinoi Lo" ("The Turim Horse"), do húngaro Béla Tarr, que era considerado a segunda principal opção para levar um dos grandes prêmios, a julgar pelas avaliações dos críticos que acompanham o festival.

O filme "El Premio", dirigido pela mexicana Paula Markovitch e centrado nos estragos da ditadura na Argentina, ganhou um Urso de Prata de melhor contribuição artística, pelo trabalho do director de fotografia Wojciech Staron e da cenógrafa Barbara Enriquez.

A 61ª edição do Festival de Berlim incluiu em sua competição 16 aspirantes aos prêmios, um número menor que o habitual, que se situa entre 18 e 22 títulos, e foi marcada pela pouca presença de estrelas de Hollywood e grandes nomes.

Cabe destacar, nesse sentido, que tanto o Urso de Ouro como o Prêmio Especial foram para os mais veteranos - Farhadi e Tarr.

O prêmio ao diretor iraniano foi também uma mensagem de solidariedade a seu colega Jafar Panahi, que cumpre pena em seu país por conspiração e foi mantido pelo festival como membro do júri "à revelia", como forma de apoio.

À margem dos prêmios oficiais, o mais votado pelo público na seção Panorama, fora do concurso, foi para "También la Lluvia", da espanhola Icíar Bollaín, enquanto na segunda posição ficou "Medianeras", do argentino Gustavo Taretto.

O prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, entregue na sexta-feira, foi para "A Torinoi Lo".