Topo

Governo do Canadá sofre ataque virtual de hackers estrangeiros

17/02/2011 12h57

Toronto (Canadá), 17 fev (EFE).- Sistemas do Governo canadense foram atacados por hackers estrangeiros situados na China que tiveram acesso a informação confidencial, informou a imprensa local nesta quinta-feira.

O jornal "The Globe and Mail" disse que os ataques foram concentrados nos sistemas do Ministério das Finanças e da secretaria do Tesouro, os dois principais departamentos econômicos do Canadá, e foram detectados inicialmente no início de fevereiro.

Segundo a televisão pública canadense, "CBC", os ataques, no entanto, começaram no início do mês janeiro.

Fontes governamentais consultadas pela imprensa afirmaram que os ataques virtuais vieram de sistemas baseados na China.

As mesmas fontes indicaram que os hackers foram capazes de controlar computadores nos gabinetes de altos funcionários governamentais.

Uma vez que as autoridades canadenses detectaram o ataque, bloquearam o acesso à internet dos sistemas atingidos o que deixou milhares de funcionários sem acesso à rede.

O Governo chinês assegurou nesta quinta-feira em Pequim que as acusações dos ataques virtuais procedentes da China são "infundadas" e que seu país condena qualquer delito na internet.

"Essas alegações são infundadas", assegurou um porta-voz da Chancelaria chinesa em entrevista coletiva na qual destacou o grande desenvolvimento da internet em seu país, com 420 milhões de usuários.