Topo

Romero Britto faz retrato de Dilma Rousseff em homenagem às mulheres

A presidente Dilma Rousseff posa em Brasília ao lado de retrato seu, feito pelo artista plástico Romero Britto (14/02/2011) - Ueslei Marcelino / Reuters
A presidente Dilma Rousseff posa em Brasília ao lado de retrato seu, feito pelo artista plástico Romero Britto (14/02/2011) Imagem: Ueslei Marcelino / Reuters

14/02/2011 19h28

Brasília, 14 fev (EFE) - O artista plástico brasileiro Romero Britto entregou nesta segunda-feira à presidente Dilma Rousseff um retrato colorido no qual a governante aparece representada em tons e cores vibrantes, em homenagem às mulheres.

Fiel ao seu estilo, Britto desenhou Dilma com um cabelo em tons marrom e alaranjado, olhos azuis, um rosto pálido, bochechas grandes e um coração verde e um círculo rosa.

  • Alan Marques / Folhapress

    O artista Romero Britto ao lado da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília (14/02/2011)

"A obra é um grande homenagem à Dilma e a todas as mulheres da América do Sul", disse o pintor aos jornalistas no Palácio do Planalto, onde foi recebido pela governante.

O retrato também mostra uma presidente com um aspecto geométrico, sorridente e com uns lábios pintados de um vermelho intenso.

"Ofereço meu trabalho para ela e para o povo brasileiro, com esse colorido e alegria que retrata o momento que o Brasil vive", acrescentou o artista.

Britto ficou tão impressionado com a visita que inclusive pensa em realizar outro trabalho inspirado na recepção desta segunda-feira.

O pintor também elogiou a governante pelo "interesse e carinho" que demonstra por seus trabalhos e pela arte.

Nascido em outubro de 1963 em Recife, Britto combina em suas obras elementos do cubismo, sua paixão pelo grafite e uma arte pop que imprime a seus trabalhos um grande colorido e uma intensa gama de tons.

Estabelecido em Miami há 25 anos, o pintor conquistou a admiração internacional com suas obras geométricas e um jogo de cores que empresta alegria a seus trabalhos.