Topo

YouTube invade Festival de Berlim com sua aposta por pessoas comuns

12/02/2011 20h47

Berlim, 12 fev (EFE).- O portal de vídeos YouTube marcou presença neste sábado pela primeira vez em um festival internacional de cinema com a exibição no Festival de Berlim de "Life in a day" (Vida em um Dia, em tradução livre), um relato multicultural e colaborativo da vida de pessoas comuns em um dia qualquer.

Uma sacerdotisa hindu em Bali, um coreano que cruza o planeta de bicicleta, um menino engraxate peruano, um fotógrafo afegão e uma menina catalã que sobe até o topo de um castelo... Estes são alguns dos ingredientes do projeto, com o qual o YouTube quis celebrar seu quinto ano na internet.

Para produzir o filme, proposto pela popular plataforma digital, foi solicitado que voluntários de todo o mundo gravassem fragmentos de sua rotina no dia 24 de julho e que os enviassem para que fosse feita uma fotografia da humanidade em um determinado instante.

"Foi assombroso. Recebemos 81 mil vídeos de 192 países, cerca de 4.500 horas de gravações, a maioria de amadores. Acabamos selecionando uns 1.200 clipes de vídeo de todo o mundo", explicou à Agência Efe o codiretor e editor do longa-metragem, Joe Walker.

"Life in a day", que contou com a direção do escocês Kevin Macdonald ("O Último Rei da Escócia"), pretende mostrar contrastes entre ricos e pobres, crianças e idosos, sortudos e azarados e destacar o que une a humanidade.

"Não queríamos dar uma lição de moral ou parecer um anúncio de Coca-cola, mas desejávamos demonstrar que, no final das contas, as pessoas se importam com as mesmas coisas, que têm medo das mesmas coisas", apontou Walker.

O relato de uma mulher recém-operada entre a vida e a morte, a história de outra que tem seu marido - um soldado americano - desdobrado no Afeganistão, e a mulher obesa que aparece em roupas íntimas dizendo que tem medo de seu corpo são alguns desses momentos impactantes.

Após a avalanche de gravações que receberam de todo o mundo, uma equipe de editores demorou dois meses para assistir a todo o material. Em seguida foram necessárias mais três semanas para selecionar os melhores vídeos e, por último, mais seis semanas para concluir a montagem final.