Topo

Unesco enviará missão para examinar templo de Preah Vihear

10/02/2011 16h57

Paris, 10 fev (EFE).- A Unesco anunciou nesta quinta-feira o envio de uma missão ao Camboja e Tailândia para examinar a situação do templo de Preah Vihear, afetado pelas contínuas tensões entre ambos os países que se disputam a região fronteiriça na qual se encontra.

"O patrimônio cultural do mundo nunca deveria ser causa de conflitos", afirmou a diretora geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, em comunicado.

Acrescentou que "o patrimônio deveria servir para unir e servir de instrumento de diálogo e de compreensão".

A missão "dos bons ofícios" será enviada após as consultas feitas com os dois países, precisou a organização, que detalhou que antes da chegada dos analistas "é absolutamente necessário que a região retorne à calma".

Dedicado ao culto a Shiva, Preah Vihear foi inscrito na lista do Patrimônio da Unesco em 2008 e é composto por uma série de santuários conectados por um sistema de pavimentação e de escadas ao longo de um eixo de 800 metros.

Construído na primeira metade do século XI antes de Cristo, o lugar é excepcional pela qualidade de sua arquitetura, adaptada ao meio, e pela função religiosa do templo, além de suas ornamentações de pedra talhada.

Nesta quinta, o Ministério de Exteriores francês disse que pode disponibilizar mapas do início do século passado para contribuir na resolução do conflito de fronteira.