Unesco enviará missão para examinar templo de Preah Vihear
Paris, 10 fev (EFE).- A Unesco anunciou nesta quinta-feira o envio de uma missão ao Camboja e Tailândia para examinar a situação do templo de Preah Vihear, afetado pelas contínuas tensões entre ambos os países que se disputam a região fronteiriça na qual se encontra.
"O patrimônio cultural do mundo nunca deveria ser causa de conflitos", afirmou a diretora geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, em comunicado.
Acrescentou que "o patrimônio deveria servir para unir e servir de instrumento de diálogo e de compreensão".
A missão "dos bons ofícios" será enviada após as consultas feitas com os dois países, precisou a organização, que detalhou que antes da chegada dos analistas "é absolutamente necessário que a região retorne à calma".
Dedicado ao culto a Shiva, Preah Vihear foi inscrito na lista do Patrimônio da Unesco em 2008 e é composto por uma série de santuários conectados por um sistema de pavimentação e de escadas ao longo de um eixo de 800 metros.
Construído na primeira metade do século XI antes de Cristo, o lugar é excepcional pela qualidade de sua arquitetura, adaptada ao meio, e pela função religiosa do templo, além de suas ornamentações de pedra talhada.
Nesta quinta, o Ministério de Exteriores francês disse que pode disponibilizar mapas do início do século passado para contribuir na resolução do conflito de fronteira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.