Topo

Obama promove plano para levar internet de alta velocidade a 98% da população

10/02/2011 17h58

Washington, 10 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu nesta quinta-feira seu plano para levar internet de alta velocidade a 98% da população do país, com o argumento de que ele é necessário para que a economia prospere no futuro.

Em discurso em Marquette, no estado de Michigan, o governante americano defendeu a necessidade de o país dispor de infraestruturas adaptadas aos desafios do século XXI.

Se o país quer criar novos postos de trabalho e novas empresas, "devemos contar com as melhores redes de comunicações e de transporte do mundo", declarou Obama.

Segundo ele, atualmente um terço dos lares do país não dispõe de acesso à internet de alta velocidade.

O investimento no acesso à internet e em trens de alta velocidade são duas propostas que Obama apresentou no discurso sobre o Estado da Nação em 25 de janeiro.

Segundo o presidente, o investimento em infraestruturas e educação é imprescindível para que o país não perca sua posição de liderança mundial.

No entanto, suas propostas enfrentam sérias dificuldades no Congresso, onde a oposição republicana, que controla a Câmara de Representantes, é a favor de um drástico controle do gasto público para enfrentar o déficit fiscal.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira, o déficit fiscal americano aumentou US$ 50 bilhões no mês passado.

O déficit para o ano fiscal atual poderia alcançar US$ 1,5 trilhão, segundo cálculos do Escritório de Orçamentos do Congresso.