Topo

"No Problem Orchestra" poderá não atuar no casamento do príncipe William

09/02/2011 20h14

Viena, 9 fev (EFE).- O príncipe William e sua noiva, Kate Middleton, poderiam ter em seu casamento a presença do "No Problem Orchestra", grupo austríaco formado por músicos portadores de necessidades especiais e cuja continuidade está a perigo por problemas financeiros.

O representante do grupo, Joseph Schörkmayr, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe que a orquestra, fundada em 1985, está à beira da dissolução e de não poder atuar no casamento real em Londres em abril, nem na união do príncipe Albert de Mônaco, em junho, onde também está prevista sua presença.

"Não podemos nem sequer pagar o seguro do ônibus em que viajamos", denunciou Schörkmayr, e garantiu que as ajudas que recebem da região austríaca de Caríntia "são menores a cada ano".

"Não recebemos nenhum apoio", garantiu o responsável pela banda, que atuou em eventos, como o casamento dos atores Michael Douglas e Catherine Zeta-Jones, e inclusive diante do papa João Paulo II.

Agora, a esperança de Schörkmayr é uma oferta do cantor cubano-americano John Secada para atuar junto ao "No Problem Orchestra" no casamento real britânico e inclusive gravar com a banda - cujo repertório vai de música clássica ao rock - duas canções em seu novo disco.

"Caso contrário, acabou", lamentou Schörkmayr, quem se referiu à proposta de Secada como "uma boa oportunidade para que a orquestra sobreviva".

Schörkmayr explicou que a banda considera uma honra atuar nos casamentos reais e que "não passa pela sua cabeça" cobrar por isso.

Reconheceu que seria de grande ajuda se tivessem os voos, o alojamento e a manutenção financiadas.

Segundo a imprensa austríaca, o Governo do Estado regional de Caríntia acusa Schörkmayr de irregularidades no uso das subvenções, algo que o responsável da orquestra classifica como "difamação".

Schörkmayr dirige o centro terapêutico "No Problem Orchestra", no qual usa a música e o ritmo como forma de tratamento para 30 pessoas com necessidades especiais.