Topo

Festival organizado por Diego Luna e Gael García Bernal chega a 6ª edição

09/02/2011 20h55

México, 9 fev (EFE).- A sexta edição do festival de documentários Ambulante, promovido pelos cineastas mexicanos Gael García Bernal e Diego Luna, foi aberta nesta quarta-feira na Cidade do México com baixo orçamento e dificuldades financeiras, mas motivado pela presença de quase 70 mil espectadores no realizado em 2010.

Em entrevista coletiva, Luna explicou que, quando chega setembro, os organizadores do festival itinerante correm atrás de patrocínio para realizá-lo.

"Pensa-se muito se será possível chegar a tantas cidades", reconheceu o ator e diretor de cinema, que destacou o quão difícil é arranjar dinheiro para o certame.

O Ambulante é um festival sem lugar fixo, que percorre parte do território mexicano. Em sua edição de 2010, o evento reuniu 68 mil espectadores, dos quais metade eram jovens de 16 a 24 anos.

O diretor do festival, Ricardo Giraldo, apontou que o certame tem como objetivo incorporar o gênero documentário à "dieta midiática" da juventude.

Para esta sexta edição, serão exibidos, tanto em salas comerciais a preço reduzido como ao ar livre de forma gratuita, um total de 84 filmes, dos quais 15 são mexicanos.