Topo

Lula desfilará em escola de samba de São Paulo, diz imprensa

06/02/2011 12h26

Brasília, 6 fev (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a principal atração do desfile da escola de samba Tom Maior, entidades que desfila no sambódromo de São Paulo, em 4 de março, como detalha a edição desta semana da revista "Istoé".

"Lula garantiu que vai estar lá", declarou ao semanário Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo do Campo, cidade que será homenageada pela escola e onde vive o ex-presidente.

"Istoé" afirma que Lula vai estar no alto de um carro alegórico ao lado da mulher Marisa.

Chico Spinoza, diretor da Tom Maior, brincou dizendo que o casal não precisa sequer de fantasia, que "poderiam desfilar até nus".

O refrão que entoará a Tom Maior, segundo "Istoé", é uma clara referência a Lula e diz: "Brilhou no alto iluminando nosso país. Lutou por um ideal. Sem medo de ser feliz".

A escola Tom Maior coincide muito em sua simbologia com o PT, fundado por Lula em 1980 em São Bernardo do Campo, onde começou sua carreira política como dirigente sindical.

Como o PT, a escola se identifica com as cores vermelho e branco, tem como emblema uma estrela e vinculação com a Confederação Única de Trabalhadores (CUT), um sindicato que nasceu sob o apoio do partido.

O ex-presidente ainda não disse nada sobre o assunto e desde 1º de janeiro, quando entregou o poder a Dilma Rousseff, sua escolhida para sua sucessão, quase não foi visto em público.

Sua reaparição no campo político está prevista para a próxima terça-feira, mas não no Brasil, em Dacar, no Fórum Social Mundial, onde vai discursar em uma série de debates sobre geopolítica mundial.

Se confirmada sua participação no desfile da Tom Maior, isso representaria sua estreia no Carnaval, a festa popular mais importante do país.

Segundo a "Istoé", da mesma forma que Lula, já foi confirmada presença de parlamentares do PT e do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.