Topo

The White Stripes anuncia seu fim

02/02/2011 20h11

Los Angeles (EUA), 2 fev (EFE).- O duo de rock americano The White Stripes anunciou oficialmente sua separação em um comunicado publicado em seu site nesta quarta-feira, para, segundo ele, "preservar o que é belo e especial sobre a banda".

No comunicado, a dupla - formada por Jack White e sua ex-mulher Meg White - afirma que não voltará a fazer shows ou a gravar discos.

"Não se deve a divergências artísticas, nem a uma falta de desejo em continuar nem a problemas de saúde. Tanto Meg como Jack estão bem e com boa saúde", detalha a nota.

"Deve-se a muitas razões, mas sobretudo para preservar o que é belo e especial sobre a banda e (o desejo de) que se mantenha assim", acrescenta o comunicado, que agradece aos fãs pelo "incrível apoio" recebido durante mais de 13 anos de carreira.

Também se informa que a fonográfica Third Man Records continuará publicando material inédito da banda.

Em uma mensagem à parte assinada por Meg e Jack White, se afirma: "The White Stripes já não pertencem a Meg e Jack. Agora pertence a vocês, e podem fazer com eles o que quiserem. A beleza da arte e da música é que ambas podem durar para sempre se as pessoas quiserem. Obrigado por compartilhar esta experiência. Não esqueceremos seu apoio, estamos muito agradecidos".

A banda teve grande sucesso comercial com seus discos "White Blood Cells" (2001) e "Elephant" (2003) - cuja primeira faixa, "Seven Nation Army", se tornou uma de suas músicas mais conhecidas.