Topo

FBI procura grupo suspeito de apoiar terroristas de 11 de setembro

02/02/2011 08h17

Londres, 2 fev (EFE).- O FBI (polícia federal americana) procura um grupo até agora desconhecido de indivíduos suspeitos de terem prestado apoio logístico aos responsáveis pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

Pelos documentos publicados pelo Wikileaks e sobre os quais informa nesta quarta-feira o jornal "The Daily Telegraph", trata-se de três catarianos que voaram de Londres para os EUA e fizeram tarefas de vigilância em torno dos alvos terroristas: as Torres Gêmeas, a Casa Branca e o Pentágono.

Dez dias depois, os catarianos voaram para Los Angeles, onde se hospedaram em um hotel próximo ao aeroporto, estadia financiada por "um terrorista convicto" que, segundo foi revelado agora, pagou também seus bilhetes aéreos.

Funcionários do hotel disseram aos investigadores do FBI terem visto uniformes de pilotos em seus quartos, além de folhas impressas com nomes de pilotos, número dos voos e pacotes dirigidos à Síria, Afeganistão, Jerusalém e Jordânia.

Em 10 de setembro daquele ano estavam registrados para tomar um voo para Washington a partir de Los Angeles, mas não subiram a bordo.

No dia seguinte, o mesmo 757 que deviam ter tomado foi sequestrado por cinco terroristas, que o jogaram contra o Pentágono.

Ao invés de viajar a capital americana, os três terroristas, identificados como Meshaal Alhajri, Fahad Abdullah e Ali Alfehaid, retornaram a Londres em um avião da British Airways para continuar depois viagem ao Catar.

O FBI procura um quarto homem, Mohammed Ali Mohammed al-Mansoori, que apoiou supostamente a célula terrorista nos Estados Unidos e viajou com seus para vários pontos da Califórnia.

Trata-se de um cidadão dos Emirados Árabes que antes vivia em Long Beach (Los Angeles) e cujo paradeiro atual é desconhecido.

Os detalhes sobre esse comando terrorista desconhecido até agora estão em um documento secreto americano obtido pelo Wikileaks, que passou ao "Daily Telegraph".

Até agora, só uma pessoa, Zacarias Moussaoui, foi condenada pelos ataques de 9 de setembro, os outros terroristas morreram nos atentados suicidas.

Moussauoi, acusado de ser o terrorista número 20, foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos.