Topo

Ateliê exibe restauração de murais de Portinari no Rio de Janeiro

02/02/2011 15h42

Rio de Janeiro, 2 fev (EFE) - Os painéis "Guerra e Paz", do pintor brasileiro Candido Portinari estão expostos em um ateliê aberto ao público no Rio de Janeiro, onde é possível conferir a restauração das obras antes de seu retorno à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Os trabalhos de restauração foram apresentados nesta quarta-feira aos jornalistas pela Fundação Portinari, que transferiu os painéis de Nova York e é responsável por sua atual exposição fora da ONU.

Os murais que compõem o trabalho de Portinari (1903-1962) foram uma encomenda do Governo brasileiro ao artista em 1952 para serem enviados à sede da ONU, onde permaneceram desde 1957 sem serem exibidos ao público por razões de segurança.

A iniciativa quer mostrar em primeira mão aos brasileiros que visitarem o Palácio Gustavo Capanema, antiga sede do Ministério da Educação, como se restaura uma obra de arte.

Até o dia 20 de maio os painéis serão submetidos a um processo de limpeza com esponjas além do emprego de inovações tecnológicas de artes plásticas, disse à Agência Efe Cláudio Valerio Teixeira, um dos coordenadores da restauração.

"As pinturas, em termos gerais, estão em bom estado, mas vamos realizar uma limpeza utilizando esponjas porque é a técnica que oferece menos riscos", explicou Teixeira.

Antes de sua passagem pelo ateliê, os painéis do artista foram expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde Portinari apresentou seu trabalho pela primeira vez em 1956.

Antes de seu retorno a Nova York, o conjunto de murais passará por São Paulo e Brasília.

Em caso de receber financiamento, a Fundação Portinari estuda expor a obra do pintor, considerado como um dos principais artistas do Brasil no século XX, em cidades europeias como Paris e Roma.