Brasil marca presença no Festival de Berlim em várias mostras
Berlim, 1 fev (EFE).- A sequência brasileira "Tropa de Elite 2" será apresentada em uma mostra paralela no Festival de Cinema de Berlim, chamada de Panorama, três anos depois de a primeira versão de José Padilha ganhar Urso de Ouro na competição.
A Mostra Panorama premia os filmes a partir da seleção do público. Os vencedores ganham "Ursinho dourado" em várias categorias. Nas principais categorias, há também prêmio em dinheiro.
O Festival de Berlim é uma boa vitrine para o cinema latino-americano desde que Dieter Kosslick assumiu a direção do evento em 2001.
Programado para ocorrer entre os dias 10 e 20 de fevereiro, o evento tem outros eventos paralelos, como a mostra Fórum, dedicada a garimpar novas formas de fazer cinema. É o caso de "Os residentes", de Tiago Mata Machado.
Na lista de produções nacionais no festival, também fora do concurso, estará o curta-metragem "Ensolarado", de Ricardo Targino, na mostra Geração.
A boa sintonia entre o Festival de Berlim e a América Latina começou em 1998, ano em que o filme brasileiro "Central do Brasil", de Walter Salles, levou o Ouro.