Topo

Espanhóis e argentinos competem por prêmio mundial de fotografia

31/01/2011 15h02

Londres, 31 jan (EFE) - Fotógrafos espanhóis e argentinos ficaram entre os finalistas na categoria profissional do Sony World Photography Awards, um dos prêmios de fotografia mais cobiçados do mundo, que será entregue no dia 27 de abril, informou a organização nesta segunda-feira.

A competição, que recebeu 105 mil inscrições de 162 países, se divide em diferentes temas e inclui ainda uma categoria não profissional, para a qual foi selecionado um brasileiro.

A categoria profissional, cujo ganhador absoluto recebe um prêmio em dinheiro, conta ainda com um vencedor por seção, que inclui três gêneros - Fotojornalismo, Comercial e Belas Artes - que se subdividem por sua vez em um total de 15 temas.

Em Fotojornalismo, foram selecionados os trabalhos do espanhol Javier Arcenillas, com imagens nos temas de Atualidade, Esporte e Assuntos Contemporâneos. Já no tema Gente, são finalistas o argentino Alejandro Chaskielberg e a espanhola Lucía Herrero.

Na categoria não profissional, dividida também em vários temas, conseguiram destaque o espanhol Javier Martin e a argentina Susana Righi. O brasileiro Iberê L. Ranieri Jr. conseguiu destaque no tema "Após o Anoitecer".

Os ganhadores de cada categoria, assim como o vencedor do prêmio de Fotógrafo do Ano, serão anunciados em cerimônia que integrará o Festival Mundial de Fotografia, que será realizado de 26 de abril a 1º de maio em Londres.

Fundado em 2007 pela Organização Mundial de Fotografia com patrocínio da Sony, o prêmio inclui pagamento máximo R$ 25 mil e equipamento fotográfico para o vencedor absoluto, que leva também o troféu L'Iris d'Or, enquanto os ganhadores de cada categoria recebem simplesmente um reconhecimento.