Topo

Autorretrato inédito de Andy Warhol é exposto em NY

Autorretrato do artista pop Andy Warhol (1928-1987) descoberto após décadas nas mãos de um colecionador privado - AP / Cortesia Christie’s
Autorretrato do artista pop Andy Warhol (1928-1987) descoberto após décadas nas mãos de um colecionador privado Imagem: AP / Cortesia Christie’s

25/01/2011 21h59

Nova York, 25 jan (EFE) - Um autorretrato do artista pop americano Andy Warhol (1928-1987) descoberto recentemente após décadas nas mãos de um colecionador privado pode agora ser observado publicamente pela primeira vez, na casa de leilões nova-iorquina Christie's, antes de ser vendido no mês que vem em Londres.

Os nova-iorquinos podem apreciar até esta quarta-feira uma obra de grande tamanho, com vermelho e branco como cores dominantes e datada de 1967, que faz parte de uma série de dez autorretratos "históricos" do expoente da Pop Art, indicaram os responsáveis da casa de leilões em comunicado.

A peça, avaliada entre 3 milhões e 5 milhões de libras (entre US$ 4,7 milhões e US$ 7,9 milhões), mostra Warhol com o rosto posado sobre uma mão. O autorretrato será leiloada no dia 16 de fevereiro, em Londres, junto a outras importantes obras de arte contemporânea. Ele faz parte de uma coleção particular desde 1974, quando o atual proprietário a comprou do galerista nova-iorquino Leo Castelli.

"Estamos entusiasmados com a possibilidade de oferecer esta redescoberta obra-prima de Warhol. No momento de sua criação, Warhol estava no ponto mais alto de sua criatividade", indicou o chefe de arte contemporânea da Christie's na Europa, Francis Outred, no mesmo comunicado.