Topo

Hong Kong desenvolve nova tecnologia "antitremor" para câmeras de celular

17/01/2011 10h11

Hong Kong, 17 jan (EFE).- Uma equipe de 11 engenheiros desenvolveu em Hong Kong uma nova tecnologia para câmeras de celular que permite obter imagens com definição em situações de movimento.

Segundo o jornal local "South China Morning Post", a produção industrial das câmeras começará no terceiro trimestre deste ano e para 2012 espera-se que grandes companhias como a Apple, Nokia e SonyEricsson já vendam seus aparelhos com este dispositivo.

Os engenheiros, que trabalham no produto há quase três anos, pertencem ao Instituto de Ciências Aplicadas e Pesquisa Tecnológica de Hong Kong, financiado por recursos públicos.

A novidade da câmera - que tem o tamanho aproximado de uma unha, a menor do mundo, segundo declarações dos inventores - conta com uma tecnologia que corrige os tremores, utilizada anteriormente nas máquinas digitais.

Ao detectar o nível de vibração, a lente do aparelho se movimenta na direção oposta para produzir imagens nítidas.

Além disso, a função pode ser bloqueada caso o usuário deseje obter uma fotografia com movimento.

Atualmente, as câmeras com tecnologia "antitremor" para telefones celulares reduzem a captação do movimento empregando softwares que comparam várias imagens tomadas em uma fração de segundo, o que possibilita a criação de uma fotografia nítida.

A câmera desenvolvida em Hong Kong, pela qual também se interessaram empresas de tecnologia médica (para empregá-la, entre outras funções, em exames internos), será comercializada pela empresa AP Photonics.

Até o momento, o dispositivo acumula duas patentes nos Estados Unidos, e ainda está deve obter mais seis.