Topo

Assange recebe 2 CDs com detalhes bancários de contas de personalidades

17/01/2011 11h39

Londres, 17 jan (EFE).- O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, em liberdade condicional por causa do seu processo de extradição para a Suécia, recebeu nesta segunda-feira das mãos de um banqueiro suíço dois CDs com detalhes das contas bancárias de 2 mil personalidades suspeitas de evasão fiscal.

Em entrevista coletiva em Londres, o banqueiro Rudolf Elmer entregou os dados a Assange antes de voltar à Suíça, onde será submetido a julgamento acusado de roubar informação de um banco.

Apesar de não citar nomes, Elmer afirmou que os CDs têm informações de 40 políticos e que os "titulares das contas procedem de todas as partes do mundo".

Elmer, ex-executivo do Julius Baer Bank, um dos principais bancos da Suíça, disse que queria divulgar a informação para educar a sociedade.

"Eu acredito que, como banqueiro, tenho o direito de anunciar se há algo que está errado", ressaltou o banqueiro.

"Sei como funciona o sistema e conheço a rotina do negócio. A partir desse ponto de vista, queria informar o que eu sei à sociedade", especificou.

O fundador do portal disse nesta segunda-feira que os nomes dos titulares das contas bancárias serão publicados no site do WikiLeaks em duas semanas, uma vez que verificarem todos os dados.

"Está claro que Elmer é um denunciante de boa fé, por isso tenho o dever de apoiar", acrescentou Assange.

O diretor do WikiLeaks cumpre liberdade condicional pagando uma fiança devido a uma solicitação de extradição solicitada no mês passado pela Suécia, país que lhe quer interrogar por supostos delitos de agressão sexual cometidos em agosto de 2010 no país.