Topo

Entretenimento

Assange recebe 2 CDs com detalhes bancários de contas de personalidades

17/01/2011 11h39

Londres, 17 jan (EFE).- O fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, em liberdade condicional por causa do seu processo de extradição para a Suécia, recebeu nesta segunda-feira das mãos de um banqueiro suíço dois CDs com detalhes das contas bancárias de 2 mil personalidades suspeitas de evasão fiscal.

Em entrevista coletiva em Londres, o banqueiro Rudolf Elmer entregou os dados a Assange antes de voltar à Suíça, onde será submetido a julgamento acusado de roubar informação de um banco.

Apesar de não citar nomes, Elmer afirmou que os CDs têm informações de 40 políticos e que os "titulares das contas procedem de todas as partes do mundo".

Elmer, ex-executivo do Julius Baer Bank, um dos principais bancos da Suíça, disse que queria divulgar a informação para educar a sociedade.

"Eu acredito que, como banqueiro, tenho o direito de anunciar se há algo que está errado", ressaltou o banqueiro.

"Sei como funciona o sistema e conheço a rotina do negócio. A partir desse ponto de vista, queria informar o que eu sei à sociedade", especificou.

O fundador do portal disse nesta segunda-feira que os nomes dos titulares das contas bancárias serão publicados no site do WikiLeaks em duas semanas, uma vez que verificarem todos os dados.

"Está claro que Elmer é um denunciante de boa fé, por isso tenho o dever de apoiar", acrescentou Assange.

O diretor do WikiLeaks cumpre liberdade condicional pagando uma fiança devido a uma solicitação de extradição solicitada no mês passado pela Suécia, país que lhe quer interrogar por supostos delitos de agressão sexual cometidos em agosto de 2010 no país.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento