Topo

Museu da imagem em movimento de Nova York reabre suas portas após reforma

Foto do Museu da Imagem em Movimento em Nova York após reforma (12/01/2010) - EFE / Peter Aaron / Cortesia Museu da Imagem em Movimento
Foto do Museu da Imagem em Movimento em Nova York após reforma (12/01/2010) Imagem: EFE / Peter Aaron / Cortesia Museu da Imagem em Movimento

12/01/2011 18h58

Nova York, 12 jan (EFE).- O museu da imagem em movimento (Museum of the Moving Image) de Nova York reabrirá suas portas ao público em 15 de janeiro, após uma reforma que ampliou seu espaço e representou um investimento de US$ 67 milhões.

A instituição nova-iorquina, que permaneceu fechada por cerca de seis meses, destacou nesta quarta-feira em comunicado que um inovador projeto a cargo da Leeser Architecture modernizou a entrada do edifício e aumentou em três andares o espaço disponível para projeções e exposições.

O museu reinstalou e modernizou sua principal exposição, a "Behind the Screen", uma mostra interativa sobre a produção, promoção e exibição do cinema e da televisão.

Além disso, as apresentações multimídia do museu foram reformadas, de modo que os visitantes terão a possibilidade de criar vídeos de animação em "stop motion" (que faz com que uma sucessão de imagens fixas de objetos parados aparente movimento) e enviá-los por e-mail, entre outras atividades.

Seu centro educativo se transformou em um "espaço flexível", que pode ser dividido em dois laboratórios multimídia ou funcionar como um auditório de até 100 lugares.

Outra sala com 267 lugares conta com um equipamento de projeção "para cada formato, desde 16 milímetros a 3D digital de alta definição", e nela também foi criada uma nova galeria para exposições temporárias.

O museu fica situado em Queens (Nova York), e abriu suas portas em 1988, em um antigo edifício construído pela Paramount Pictures que foi um centro de produção cinematográfica nos anos 1920.

Para comemorar sua reabertura, a instituição programou diversas atividades, entre as quais se destacam seis semanas de projeções de clássicos restaurados e filmes contemporâneos, apresentações musicais ao vivo e outros eventos, como o "Real Virtuality", uma exibição inaugural de arte e tecnologia digital interativa.