Topo

Sites com produtos falsificados recebem mais de 53 bilhões de visitas anuais

11/01/2011 20h56

Washington, 11 jan (EFE).- As páginas da internet que oferecem produtos falsificados recebem mais de 53 bilhões de visitas por ano no mundo todo, segundo um estudo publicado nesta terça-feira pela companhia antifraude digital MarkMonitor, com sede na Califórnia.

A pesquisa, feita a partir de uma amostra com 22 casos, assinala que a grande quantidade de trânsito gerado por sites de pirataria evidencia a "complexidade" de encontrar uma solução para este problema global, assim como a venda na internet de produtos falsificados.

Os sites que distribuem material pirateado, como artigos de luxo e remédios, superam as 92 milhões de visitas anuais, informa o estudo.

A MarkMonitor estima que o impacto econômico em nível mundial da pirataria online e a venda de material falsificado pode chegar a US$ 200 bilhões anuais.

Os três sites com conteúdo pirateado mais populares são "RapidShare.com", "Megavideo.com" e "Megaupload.com", e só entre elas somam 21 bilhões de visitas anuais.

Os responsáveis do estudo advertem que estes resultados foram obtidos com uma "pequena" amostra de sites, o que sugere que o problema da expansão da pirataria é na realidade "muito maior".