Morre a escritora argentina María Elena Walsh
Buenos Aires, 10 jan (EFE).- A escritora e compositora argentina María Elena Walsh faleceu nesta segunda-feira em Buenos Aires, aos 80 anos, após enfrentar uma doença por um longo período, confirmou a imprensa local.
A escritora, quem nos últimos meses tinha reduzido ao mínimo suas aparições públicas, ganhou o reconhecimento internacional pela criação de personagens infantis como Manuelita La Tortuga.
Nascida em Buenos Aires em 1930, publicou seu primeiro poema aos 15 anos e seu primeiro livro, "Outono Imperdoável", aos 17.
María Elena escreveu mais de 40 livros infantis e compôs canções que foram interpretados por alguns dos mais populares cantores ibero-americanos, como Mercedes Sosa e Joan Manuel Serrat.
Na década de 1950 se exilou em Paris com sua compatriota Leda Valladares, com quem formou o duo "Leda e María" e gravou o disco "Le Chant du Monde" ("O Canto do Mundo", em tradução livre).
Durante seus quatro anos na capital francesa, a escritora começou a produzir poemas e contos para crianças, um trabalho que a transformou em uma conhecida figura da literatura infantil na América Latina.
Entre as décadas de 1960 e 1970 publicou a maior parte de seus livros infantis. Em 1985 foi nomeada Cidadã Ilustre da Cidade de Buenos Aires e, em 1990, Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Córdoba e Personalidade Ilustre da Província de Buenos Aires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.