Topo

Comunidade Europeia investiga supostas manipulações do Google

05/01/2011 10h05

Bruxelas, 5 jan (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) enviou um questionário a diversas empresas de internet para investigar se o Google penaliza seus concorrentes nas buscas online.

A Comissão enviou as perguntas "a uma série de operadoras tais como editores, ferramentas de busca, anunciantes e publicitários online", no que constitui "uma prática totalmente habitual no contexto de uma investigação antimonopólio", segundo explicou nesta quarta-feira a porta-voz comunitária, Amelia Torres.

As questões levantadas pela Comissão pretendem determinar se o Google beneficia seu conteúdo ao colocá-lo entre os principais resultados de uma busca.

De acordo com o jornal francês "Le Figaro", o documento tem cerca de 100 perguntas, tais como "O Google afirmou alguma vez que um alto investimento publicitário poderia melhorar seu posicionamento na lista de resultados de busca?".

A abertura formal da investigação da Comissão Europeia ocorreu no dia 30 de novembro, em resposta às denúncias apresentadas por outros provedores de serviços de busca pela internet que se dizem discriminados.

Em paralelo, o comissário europeu Joaquiín Almunia, advertiu que a abertura da investigação não significa que a Comissão disponha de provas contra a Google nem que a companhia seja culpada de práticas contrárias à concorrência.

Além disso, a multinacional americana reiterou sua inocência e se ofereceu a cooperar com o Executivo comunitário.