Topo

Academia Lumière fará homenagem a Polanski durante premiação

05/01/2011 18h14

Paris, 5 jan (EFE).- A Academia Lumière prestará uma homenagem especial no próximo dia 14 ao cineasta Roman Polanski, durante a 16ª edição do Prêmio Lumière aos melhores talentos do cinema francês e francófono, informou a entidade em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Segundo a Academia, será a ocasião de celebrar os 50 anos de carreira do diretor de filmes como "O Pianista", "Oliver Twist", "Lua de Fel", "Busca Frenética", "Piratas", "Tess", "Chinatown", "O Bebê de Rosemary" e "A Dança dos Vampiros".

O diretor-geral da Cinemateca francesa, Serge Toubiana, será o encarregado de homenagear o cineasta franco-polonês, indicaram os porta-vozes da Lumière, integrada por correspondentes internacionais em Paris.

O último filme de Polanski, "O Escritor Fantasma", é candidato ao prêmio Lumière de Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro.

Embora sua existência seja muito mais recente, o Prêmio Lumière é também conhecido como o Globo de Ouro francês, por suas semelhanças com a premiação de cinema e televisão outorgada desde 1944 pela imprensa estrangeira credenciada em Hollywood (EUA).

A cerimônia de entrega do Lumière será realizada nos salões da Prefeitura de Paris.