Topo

Quito começa 2011 como Capital Americana da Cultura

04/01/2011 18h05

Quito, 4 jan (EFE) - A cidade de Quito começou 2011 como Capital Americana da Cultura, título outorgado pelo Escritório Internacional de Capitais Culturais (IBOCC) no ano passado, indicou nesta terça-feira o Ministério do Turismo equatoriano.

O título da capital equatoriana será ostentado durante um ano. Ele foi outorgado no dia 8 de setembro do ano passado - mesmo dia em que Quito celebrou seu 32º aniversário como Patrimônio Cultural da Humanidade, declarado pela Unesco.

Segundo o Comitê Organizador do Município de Quito, a capital irá celebrar a designação em quatro períodos, cada qual com três meses.

O primeiro vai durar de janeiro a março e terá como propósito posicionar a imagem da cidade cosmopolita e enfatizar a realização de programas que tenham impacto midiático no exterior.

A segunda etapa irá de abril a junho e nela se pretende divulgar a ideia de Quito como patrimônio artístico e religioso. Se dará especial importância à celebração da Semana Santa e da tradicional procissão da Sexta-Feira Santa.

A terceira etapa se desenvolverá entre julho e setembro, tendo como enfoque a natureza da cidade e a proteção do meio ambiente.

A última etapa da celebração será entre outubro e dezembro e nela se promoverá os aspectos cultural e popular da cidade.