Entretenimento

Times Square prepara-se para celebrar chegada de 2011 sem neve

31/12/2010 10h02

Joaquim Utset.

Nova York, 31 dez (EFE).- A praça Times Square de Nova York, milagrosamente limpa da neve que cobriu a cidade com um manto branco, encerra os preparativos para receber na noite desta sexta-feira mais de 1 milhão de pessoas, que presenciarão a descida da tradicional bola que marca a virada de ano há mais de um século.

Os organizadores da festa na famosa praça da cidade esperam um número ainda maior de pessoas este ano, já que se prevê que a temperatura se mantenha acima dos 0º Celsius, após um mês de dezembro de muito frio com as piores nevascas da história de Nova York.

"Como se espera tempo bom, a multidão pode ir até o Central Park" e esperamos cerca de 1 milhão de pessoas para a festa, disse à Agência Efe o presidente da Times Square Alliance, Tim Tompkins, a entidade encarregada do réveillon.

Os operários trabalharam contra o relógio nos últimos quatro dias para montar os palcos de onde as grandes emissoras de televisão transmitirão ao vivo as festas, que têm uma audiência mundial de cerca de 1 bilhão de telespectadores.

Para garantir o sucesso do réveillon, as autoridades estão retirando até o último rastro do meio metro de neve da tempestade que castigou toda a costa leste dos EUA na noite de domingo e na madrugada da segunda-feira.

Enquanto em alguns bairros de Nova York ainda há ruas com veículos cobertos de branco, Tompkins destacou que a Prefeitura ordenou a utilização de máquinas para ajudar a derreter a neve acumulada nas calçadas da Times Square.

"Não há perigo de as pessoas ficarem sem espaço para celebrar o Ano Novo", explicou o responsável pela organização, quem também se declarou "surpreso" pela quantidade de turistas que passeiam nos últimos dias pelas ruas da cidade.

Apesar de ainda não haver números oficiais, Tompkins destacou que a combinação de um consistente fluxo de visitantes internacionais, principalmente europeus, e um maior número de americanos que não quiseram viajar para fora do país, contribuiu para aumentar o número de pessoas na cidade este ano.

Nesta reta final do ano, acontecem na Times Square diversas iniciativas para o encerramento de 2010, entre elas uma celebração em que os pedestres são convidados a escrever sobre as lembranças ruins do ano que se encerra e destruí-las em uma trituradora de papel.

Na quarta-feira, muitos nova-iorquinos e turistas puderam participar de um teste para o lançamento dos 900 quilogramas de confete que serão lançados na praça quando o relógio marcar meia-noite.

"Tudo está muito organizado. Nota-se que a cidade está se recuperando da nevasca e se vê as pessoas muito encorajadas", destacou Alfonso Ojea, um turista espanhol que viajou junto com sua mulher e a filha para passar o Ano Novo em Nova York.

Por causa da aglomeração e das estritas medidas de segurança, as autoridades recomendam chegar à praça em torno das 16h (horário local) para garantir um lugar em que seja possível avistar bem a descida da bola.

A esfera pesa mais de cinco toneladas e é revestida por 2.668 triângulos de cristal iluminados por 32.256 lâmpadas LED.

Para ajudar a passar as oito horas de espera que muitos dos presentes terão que aguentar, as luzes da praça acenderão às 18h e haverá projeções nos telões da Times Square de uma peculiar contagem regressiva que celebra cada uma das seis horas anteriores, com muita música e efeitos sonoros.

Entre os artistas convidados estão o porto-riquenho Elvis Crespo, o veterano do Rock Rick Springfield e membros do elenco do musical da Broadway "American Idiot".

Além disso, este ano o sargento Salvatore Giunta, condecorado em setembro com a Medalha de Honra por seu serviço na guerra do Afeganistão, será o encarregado de ajudar o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, a apertar o botão que dá início à descida da bola de cristal que marca a entrada do Ano Novo na cidade desde 1907.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo