Topo

"A Rede Social" e "Cisne Negro" estão entre os melhores filmes de 2010

31/12/2010 17h11

(Corrige títulos de filmes).

Washington, 31 dez (EFE).- "A Rede Social", "Cisne Negro" e "O Discurso do Rei" conquistaram seus espaços em várias listas dos melhores filmes de 2010 de acordo com críticos de cinema.

"Nenhuma lista dos 10 melhores filmes do ano é definitiva, e em qualquer caso este é um ano inteiramente subjetivo", declarou Tom Charity, crítico cinematográfico da emissora "CNN" de televisão e de LOVEFiLM.com.

Charity elegeu sua lista de preferidos de 2010, entre eles "Carlos" a história do terrorista venezuelano Ilich Ramírez; o drama "Bravura Indômita"; a obra de Martin Scorsese "Ilha do Medo", a produção da Pixar "Toy Story 3" e o filme de Danny Boyle "127 Horas".

A seleção ainda conta com "Mother - A Busca Pela Verdade", "Inverno da Alma", "A Rede Social", "Deixe-me Entrar" e "Exit Through the Gift Shop".

O crítico Russ Simmons, do canal "FOX" aponta "A Rede Social", "Toy Story 3", "A Origem", "Bravura Indômita", "O Discurso do Rei", "127 Horas", "Inverno da Alma", The Girl with the Dragon Tattoo", "Hubbie 3-D", e "Inside Job - A Verdade da Crise".

Shawn Levy, crítico cinematográfico do jornal americano "The Oregonian", opinou que "Bebês", um documentário que acompanha quatro crianças de culturas diferentes em seu primeiro ano de vida, lidera a lista dos melhores filmes de 2010, seguido por "Cisne Negro", "O Vencedor", "O Escritor Fantasma" e "O Mágico".

A lista de Levy se completa com "A Origem", "Discurso do Rei", "A Rede Social", "Uma Cidade Chamada Pânico", e "Inverno da Alma".

Vários títulos se repetem, embora em diferente ordem de preferência, na lista do crítico Jack Garner do jornal "Democrat and Chronicle", que mencionou "127 Horas", seguido por "O Discurso do Rei", "A Rede Social", "A Origem" e "Bravura Indômita", além de "The Company Men", "O Mágico", "Inverno da Alma", "Minhas Mães e Meu Pai", e "The Girl with the Dragon Tattoo".