Topo

Universo de "Avatar" cobre-se de gelo em Moscou

28/12/2010 13h54

Bricio Segovia.

Moscou, 28 dez (EFE).- O planeta Pandora, que o cineasta James Cameron criou para seu filme "Avatar" (2009), foi recriado em uma exposição de esculturas de gelo que abre suas portas nesta terça-feira nos jardins do Museu da Cosmonáutica de Moscou.

O mastodôntico Árvore das Almas, onde vivem os humanoides Na'vi no imaginário de Cameron, ocupa o centro desta mostra, que até o dia 28 de fevereiro reúne mais de cem figuras talhadas em blocos de gelo de até cinco metros de altura.

Decorado com guirlandas de cores que simulam a vegetação, esta peça central é acompanhada de numerosas árvores naturais que, cobertas de uma grossa camada de gelo provocada pelas baixas temperaturas, se mimetizam neste universo gélido.

No meio deste ecossistema artificial, os visitantes podem ser fotografados junto com os avatares encarnarados pela atriz americana Zoe Saldaña e o australiano Sam Worthington.

O entorno de "Avatar" fica em um cenário muito diferente do visto nas telas de cinema, onde o bom tempo era um de seus atrativos.

Em se tratando do Museu da Cosmonáutica, era de se esperar que os organizadores concebessem esta mostra além do nível plano. Ao olhar para cima, é possível ver como as criaturas voadoras de "Avatar" se destacam na exposição.

E no meio deste palco de fantasia se misturam alguns dos personagens da saga "Star Wars".

Quem poderia dizer a Yoda que em seus quase 1000 anos seria imortalizado como figura de gelo e em um ambiente que alguns consideraram como o mais belo dos cenários cinematográficos jamais criados? Junto ao mestre Jedi, posam também inalterados o robô C-3PO e ninguém menos do que Darth Vader.