Topo

Arquivo Nacional inclui 25 filmes em lista de patrimônio dos EUA

28/12/2010 16h08

Washington, 28 dez (EFE).- Filmes como "Todos os Homens do Presidente" (1976), "O Exorcista" (1973), "Malcolm X" (1992) e "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980) passarão a fazer parte do Arquivo Nacional de Filmes a partir de 2010, informou nesta terça-feira a Biblioteca do Congresso dos EUA.

Estes filmes fazem parte de um grupo de 25 que especialistas do Conselho Nacional de Conservação de Filmes consideraram como "cultural, histórico e esteticamente significantes" para o patrimônio dos Estados Unidos.

Na lista de filmes selecionados, publicada anualmente pela Biblioteca do Congresso, também estão incluídos "Os Embalos de Sábado à Noite" (1977), "A Pantera Cor-de-Rosa" (1964) e "Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca " (1980).

Com estas novas obras cinematográficas, o registro nacional dos EUA inclui um total de 550 filmes desde que foi sancionada a Lei Nacional de Conservação de Filmes, em 1988.

Para serem selecionados, os filmes devem ter mais de dez anos desde sua realização e precisam ter tido algum tipo de estreia comercial.

A seleção, que também inclui documentários, não reflete uma lista dos melhores filmes dos EUA, mas representa trabalhos que possuem um "significado especial" para a cultura americana, apontou em comunicado a Biblioteca do Congresso.

"O Registro Nacional de Filmes é para lembrar que a preservação de nossa criatividade cinematográfica deve ser uma prioridade já que metade dos filmes produzidos antes de 1950 e quase 90% dos realizados antes de 1920 se perderam para as futuras gerações", explicou James H. Billington, da Biblioteca do Congresso.

Os 25 filmes selecionados foram escolhidos por parte dos membros do Conselho Nacional de Conservação de Filmes, entre um total 2.112 obras propostas pelo público através do site da Biblioteca do Congresso.