Olhar cinematográfico de Andy Warhol chega ao MoMA
Nova York, 17 dez (EFE).- O olhar cinematográfico de Andy Warhol está exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) com uma exibição focada em vídeos filmados pelo ícone da Pop Art, produzidos no início dos anos 60.
A mostra, que estreia no próximo domingo, expõe 12 retratos em preto e branco, vídeos conhecidos como "provas de câmera" em primeiro plano de personagens populares como o ator Dennis Hopper e o músico Lou Reed, que encaram a objetiva e realizam ações mecanicamente.
Entre os rostos registrados destacam Edie Sedgwick (1943-1971), a trágica musa do artista; o poeta da geração Beat, Allen Ginsberg (1926-1997) e a escritora e ensaísta Susan Sontag (1933-2004).
As provas de câmera, que ficarão expostas até o dia 21 de março, são projetadas nos muros das galerias do MoMA dando a impressão que os visitantes estão sendo vigiados pelos olhos dos retratados.
Para conseguir os olhares desejados, Warhol (1928-1987) usou 500 rolos de filme com os quais gravou e captou a vulnerabilidade de seus famosos amigos tanto em sessões em "The Factory", o nome de seu estúdio em Nova York, como em situações espontâneas.
Warhol começou sua produção de retratos em movimento em forma cinematográfica durante o verão de 1963, após dedicar boa parte de sua obra à reprodução em série de imagens de ícones como as atrizes Marilyn Monroe, Liz Taylor e Jacqueline Kennedy.
A mostra, que estreia no próximo domingo, expõe 12 retratos em preto e branco, vídeos conhecidos como "provas de câmera" em primeiro plano de personagens populares como o ator Dennis Hopper e o músico Lou Reed, que encaram a objetiva e realizam ações mecanicamente.
Entre os rostos registrados destacam Edie Sedgwick (1943-1971), a trágica musa do artista; o poeta da geração Beat, Allen Ginsberg (1926-1997) e a escritora e ensaísta Susan Sontag (1933-2004).
As provas de câmera, que ficarão expostas até o dia 21 de março, são projetadas nos muros das galerias do MoMA dando a impressão que os visitantes estão sendo vigiados pelos olhos dos retratados.
Para conseguir os olhares desejados, Warhol (1928-1987) usou 500 rolos de filme com os quais gravou e captou a vulnerabilidade de seus famosos amigos tanto em sessões em "The Factory", o nome de seu estúdio em Nova York, como em situações espontâneas.
Warhol começou sua produção de retratos em movimento em forma cinematográfica durante o verão de 1963, após dedicar boa parte de sua obra à reprodução em série de imagens de ícones como as atrizes Marilyn Monroe, Liz Taylor e Jacqueline Kennedy.
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