Topo

"O Discurso do Rei" é grande favorito aos Globos de Ouro

14/12/2010 15h56

Fernando Mexía.

Los Angeles (EUA.), 14 dez (EFE).- O longa "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, se transformou nesta terça-feira no grande favorito para a próxima edição dos Globos de Ouro, enquanto a produção hispânico-mexicana "Biutiful" concorrerá ao prêmio de melhor filme estrangeiro.

Na cerimônia realizada nesta terça-feira no hotel Beverly Hilton de Los Angeles, o filme que conta a história do rei Jorge VI da Inglaterra e sua gagueira foi indicado em sete categorias: Melhor Drama, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator (Colin Firth), Melhor Ator Coadjuvante (Geoffrey Rush) e Melhor Atriz Coadjuvante (Helena Bonham Carter).

Com todas essas candidaturas "O Discurso do Rei" ofuscou o protagonismo que até agora pertencia ao longa "A Rede Social", de David Fincher, o filme mais bem avaliado entre críticos nos Estados Unidos, e que concorrerá a seis Globos de Ouro na cerimônia que acontecerá em 16 de janeiro em Los Angeles.

"Biutiful", o filme dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu e protagonizado pelo espanhol Javier Bardem, concorrerá com o francês "O Concerto", o russo "A Fronteira", o italiano "Eu Sou o Amor" e o dinamarquês "Em um Mundo Melhor" ao prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Além desta candidatura, dois atores latino-americanos, a colombiana Sofia Vergara e o venezuelano Édgar Ramírez, concorrem, respectivamente, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para Televisão e Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão, respectivamente, por seus trabalhos em "Modern Family" e "Carlos".

"A Rede Social", o filme sobre o criador de Facebook, é candidato a Melhor Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Ator (Jesse Eisenberg), Melhor Ator Coadjuvante (Andrew Garfield), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora, uma candidatura a menos que "O Discurso do Rei".

Já "O Vencedor" foi nomeado nas categorias Melhor Ator (Mark Wahlberg), Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) e em Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams e Melissa Leo), Melhor Diretor (David O. Russell) e Melhor Filme.

"A Origem" e "Cisne Negro" concorrem em quatro categorias cada, entre elas a de Melhor Drama e Melhor Direção para Christopher Nolan e Darren Aronofsky, respectivamente.

O filme de Nolan também foi indicado nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora, enquanto o de Aronofsky rendeu às atrizes Natalie Portman e a Mila Kunis as candidaturas de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.

"127 Horas", de Danny Boyle, recebeu três nomeações, entre elas uma para James Franco como Melhor Ator.

Ryan Gosling completa o quinteto de candidatos a Melhor Ator por sua atuação em "Blue Valentine", junto a Firth, Eisenberg, Wahlberg e Franco, enquanto Portman concorrerá com Halle Berry ("Frankie e Alice"), Nicole Kidman ("Rabbit Hole"), Jennifer Lawrence ("Inverno da Alma") e Michelle Williams (Blue Valentine).

No terreno da comédia destacou-se "Minhas Mães e Meu Pai" com quatro candidaturas: Melhor Comédia, Melhor Atriz para duas concorrentes (Annette Bening e Julianne Moore) e Melhor Roteiro.

A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), entidade que organiza anualmente os Globos de Ouro, deu duas candidaturas de Melhor Ator de Comédia a Johnny Depp por seu trabalho em "Alice no País das Maravilhas" e em "O Turista", filmes que também concorrem a Melhor Comédia ou Musical, assim como "Burlesque" e "Red: Aposentados e Perigosos".

"Meu Malvado Favorito", "Como Treinar Seu Dragão", "O Mágico", "Enrolados" e "Toy Story 3" concorrem na categoria Melhor Animação.

Entre os grandes ausentes nas nomeações dos Globos de Ouro esteve "True Grit", dos irmãos Coen, que aparece em todas as apostas dos críticos cinematográficos para os prêmios Oscar, mas que não convenceu os membros da HFPA.

Além do cinema, estes prêmios avaliam as produções televisivas do ano, um campo no qual se impôs "Glee", com cinco indicações, enquanto "30 Rock", "Boardwalk Empire", "Dexter", "The Good Wife", "Mad Men", "Modern Family", "Pillars of the Earth" e "Temple Grandin" conquistaram três indicações cada.